CONTINENTAL : A RÁDIO REBELDE DE ROBERTO MARINHO
A Rádio Continental, um dos mitos da cultura gaúcha na década de 70,
está inteira nestas páginas e CD. É a história de jovens jornalistas,
redatores, locutores, técnicos de som, produtores musicais e
publicitários - comandados por Fernando Westphalen, o Judeu - que
revolucionaram a linguagem do rádio e agitaram um inédito movimento
musical. Com noticiário de pura ironia e deboche, publicidade delirante e
muita música jamais ouvida, transmitindo durante o período mais
violento da ditadura militar, a rádio conquistou e influenciou
radicalmente toda uma geração de adolescentes e universitários. E tudo
isso numa emissora do Sistema Globo de Rádio, ou seja, de Roberto
Marinho. Rebelde, subverteu criativamente, bateu de frente com a
censura, viveu ameaçada pelos anticomunistas, teve presos seus
produtores, chegou a ser retirada do ar, e tornou-se um ícone daqueles
tempos. Tanto barulho da Superquente volta através deste livro de Lucio
Haeser sintonizado na 1120, como tanta gente fez durante os trepidantes
anos 70. Haja Coração!
Doação de Silvio Luiz Armborst (Bco. do Brasil)
ALMANAQUE DO ROCK
Neste almanaque o leitor poderá encontrar mais de 50 anos de história do
'rock and roll'. Se na década de 50, quando ele foi inventado por Chuck
Berry e Elvis Presley, significava uma fusão da country music e do
rhythm’n’blues, com o passar dos tempos, o rock agregou elementos do
jazz, da música clássica, do folk e da world music, entre outros. Hoje o rock deita e rola na era digital, usando os famosos samplers, instrumentação eletrônica e muitos computadores.
Doação de Silvio Luiz Armborst (Bco. do Brasil)
ALMANAQUE DA JOVEM GUARDA
Este almanaque, repleto de tesouros afetivos do período musical de 1958 a 1968, é editado para fazer brilhar novamente não apenas o que Roberto Carlos chamou de jovens tardes de domingo. Saudosista com toda razão, o livro ultrapassa as citações do programa de TV que definiu o movimento para apresentar todos os ídolos da Jovem Guarda em uma espécie de jogo da memória.Quatro décadas depois, o movimento comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa continua um fenômeno de público, resvalando até a geração da era digital.
Doação de Silvio Luiz Armborst (Bco. do Brasil)
OS TELEVISIONÁRIOS
Livro sobre a História da Televisão no Sul do Brasil, num relato de quem
a viu nascer e crescer participando ativamente de seu desenvolvimento.
Este livro não é apenas de memória, também é um ensaio sobre a
televisão, seus valores, sua abrangência, seu público, sua
sobrevivência, sua importância em relação aos demais meios de
informação, cultura e entretenimento. Porém, não se limita ao registro,
mas colhe opiniões das testemunhas, dos atores e autores desta história
da TV.
Doação de Silvio Luiz Armborst (Bco. do Brasil)
DEUS NA MODERNIDADE
Muitíssimos são os estudos já publicados sobre a obra filosófica do grande pensador francês René Descartes. Aqui não se trata de apenas mais um. Poucos têm a profundidade e a atualidade de Luís Fernando Biasoli, que tem, neste livro, como objetivo precípuo justificar a centralidade da concepção de Deus como causa sui dentro do projeto cartesiano de fundamentar a ciência e a metafísica em bases sólidas e indubitáveis.
Obs.: Doação do Autor
OS FILHOS DOS DIAS
Este livro tem o formato de um calendário. A cada dia, nasce uma
história. Porque, segundo o autor, cada pessoa é feita de átomos, mas
também de histórias.
SAGRADA FAMÍLIA
Com nostalgia e bom humor, o narrador empreende uma viagem ao passado, à ficcional cidade de Florida, para recontar o que viveu em meio a uma numerosa família fluminense. A começar por sua tia, a bela Nonoca, 37 anos de idade e dois de viuvez, e suas visitas regulares à farmácia, onde recebia do farmacêutico atenções muito mais especiais do que uma simples cliente. E suas duas filhas, Cotinha e Leninha, 15 e 14 anos, ansiosas para conhecer o verdadeiro amor. Mas a Sagrada família é ainda mais. É um livro que reconstrói um período crucial na história do Brasil às vésperas de entrar na Segunda Guerra, com suas intrigas políticas e passionais, para compor o emocionante retrato de uma época.
ORFANDADES : O DESTINO DAS AUSÊNCIAS
Um olhar poético sobre as ausências humanas. Esta é a temática dos contos que compõem este livro. Com uma narrativa envolvente, o autor nos convida a uma aventura literária que investiga a crueza e os avessos dos sentimentos humanos.
Através de personagens e lugares erigidos com os recursos das palavras, as histórias se desdobram pelos misteriosos territórios da solidão, o desamparo existencial do qual nenhuma outra presença pode nos
Adquirido com verba das multas
Bel sempre foi obcecada por conhecimento. Esse fato, aliado à dedicação e à iniciativa, a ajudou a abrir as portas para muitos dos seus sonhos. Quando se mudou para o Vale do Silício, na Califórnia, em 2009, passou a se dedicar ao empreendedorismo. Desde então, sua energia está voltada para o mercado de startups, empresas jovens e inovadoras que buscam um modelo de negócio escalável e sustentável. Para ela, 'ser empreendedor é colocar a mão na massa' e o foco está sempre voltado em aprender cada vez mais sobre como se constrói uma empresa. Neste livro, Bel conta o que tem aprendido em sua jornada empreendedora e cita casos de sucesso. São histórias que visam mostrar que tudo é possível quando há uma boa ideia e muita dedicação.
Shin Dong-hyuk nasceu e cresceu no Campo 14, um dos imensos complexos destinados a presos políticos da Coreia do Norte. Seus residentes estão condenados a trabalhar até 15 horas por dia, sofrendo fome e frio, sujeitos a uma rotina de violências sumárias - aos 13 anos, Shin assistiu à execução da mãe e do irmão mais velho por tentarem escapar. De lá, ninguém foge. Existe apenas uma exceção. Determinado a descobrir como é a vida do outro lado da cerca eletrificada, Shin supera todo tipo de dificuldade e consegue deixar a Coreia do Norte. Mas as marcas do passado ainda estão em seu corpo e assombram sua mente, pois durante muitos anos ele guardou um terrível segredo. Em 'Fuga do Campo 14', o jornalista Blaine Harden procura lançar luz sobre uma realidade considerada sinistra, e busca acompanhar a jornada de Shin rumo à liberdade.
Vivendo há muitos anos isolado em sua casa na floresta, Matteo rememora um passado que surge sem cessar e se alterna com o presente, por meio de um fluxo de recordações que vão revelando os personagens e os acontecimentos que o conduziram até ali. Sua mulher e seu filho se foram há quinze anos, e todos os dias desde então Matteo se pergunta qual é o caminho a seguir. Sem conseguir reagir à tragédia, ele se afunda cada vez mais no álcool, nas mentiras e em relacionamentos sem futuro. Mas, nesse cenário de extrema desolação, eis que surge uma luz - o amor incondicional de um pai por seu filho; uma mulher apaixonada que oferece ao seu homem a última possibilidade de redenção.
Sandra está grávida e não sabe o que fazer com sua vida. Viaja para uma cidade da costa onde conhece um casal de idosos noruegueses que decidem cuidar dela. Mas o casal não é tão inocente quanto aparenta, e Julián, um sobrevivente de Mathausen, irá chegar na cidade para revelar o passado de seus habitantes. O Perfume da folha de limão é um apaixonante relato de terror sem precisar de nenhum recurso sobrenatural, e é também, e acima de tudo, um envolvente romance sobre a memória e a redenção da culpa.
Este é um livro para todos. Para todos os que já se perguntaram: E agora? O que fazer se a vida parece não ter mais sentido algum? É um livro sobre a superação e sobre a nossa necessidade de atravessar - racionalmente ou não - momentos em que tudo o que conhecíamos e amávamos deixa de existir. Ao contar sua própria experiência após a morte do marido e a longa doença de sua única filha, a aclamada escritora americana Joan Didion nos revela como conseguiu sobreviver a esses dias, semanas e meses de dor e desespero. O livro ganhou o "Prêmio National Book" para livros de não-ficção.
Noites azuis tem início em 26 de julho de 2010. Neste mesmo dia, sete anos antes, Quintana Roo, filha de Joan Didion com o também escritor John Gregory Dunne, se casava na catedral de São João, o Divino, em Nova York. Os jasmins em sua trança, a tatuagem da pluméria transparecendo sob o tule, os colares havaianos - detalhes simples que desencadeiam memórias vívidas da infância da jovem em Malibu, em Brentwood, e na escola, em Holmby Hills. Entre lembranças tocantes e, em alguns casos, dilacerantes, a escritora analisa seus próprios medos, angústias e dúvidas e, ao fazê-lo, compara sua vida ao período das chamadas noites azuis- 'o oposto do declínio da claridade, mas também seu aviso.'
Romance que trata da imigração portuguesa para o Brasil no século XX, este livro narra a saga de uma família em busca de um futuro melhor, superando todas as dificuldades. Nos cem anos acompanhados da vida desta família, irmãos brigam e fazem as pazes. Uns casam e são felizes; outros se separam. Os filhos ora preocupam, ora dão satisfação. Tudo sempre acompanhado pelo arroz jogado no casamento dos patriarcas da família, em 1908, e que serve de fio condutor a esta história.
Escrito em Paris no ano de 1951, enquanto estava em exílio, a denúncia de Milosz ao stalinismo irou muitos intelectuais europeus em uma época em que estavam se aproximando da Rússia comunista. Contudo, hoje é conhecido como um clássico contra o totalitarismo. Mente cativa analisa o poder dos regimes tiranos que escraviza homens e mulheres, não somente por meio do terror, mas por meio de ideias, obtendo a qualidade de "propriedade sobre o espírito humano". Defendendo a liberdade intelectual, a perspectiva brilhantemente polêmica de Milosz teve um papel significativamente libertador na Polônia, sendo ainda relevante nos dias de hoje.
Adquirido com verba das multas
A MENINA DO VALE : COMO O EMPREENDEDORISMO PODE MUDAR SUA VIDA
Bel sempre foi obcecada por conhecimento. Esse fato, aliado à dedicação e à iniciativa, a ajudou a abrir as portas para muitos dos seus sonhos. Quando se mudou para o Vale do Silício, na Califórnia, em 2009, passou a se dedicar ao empreendedorismo. Desde então, sua energia está voltada para o mercado de startups, empresas jovens e inovadoras que buscam um modelo de negócio escalável e sustentável. Para ela, 'ser empreendedor é colocar a mão na massa' e o foco está sempre voltado em aprender cada vez mais sobre como se constrói uma empresa. Neste livro, Bel conta o que tem aprendido em sua jornada empreendedora e cita casos de sucesso. São histórias que visam mostrar que tudo é possível quando há uma boa ideia e muita dedicação.
FUGA DO CAMPO 14
Shin Dong-hyuk nasceu e cresceu no Campo 14, um dos imensos complexos destinados a presos políticos da Coreia do Norte. Seus residentes estão condenados a trabalhar até 15 horas por dia, sofrendo fome e frio, sujeitos a uma rotina de violências sumárias - aos 13 anos, Shin assistiu à execução da mãe e do irmão mais velho por tentarem escapar. De lá, ninguém foge. Existe apenas uma exceção. Determinado a descobrir como é a vida do outro lado da cerca eletrificada, Shin supera todo tipo de dificuldade e consegue deixar a Coreia do Norte. Mas as marcas do passado ainda estão em seu corpo e assombram sua mente, pois durante muitos anos ele guardou um terrível segredo. Em 'Fuga do Campo 14', o jornalista Blaine Harden procura lançar luz sobre uma realidade considerada sinistra, e busca acompanhar a jornada de Shin rumo à liberdade.
PARA SEMPRE
Vivendo há muitos anos isolado em sua casa na floresta, Matteo rememora um passado que surge sem cessar e se alterna com o presente, por meio de um fluxo de recordações que vão revelando os personagens e os acontecimentos que o conduziram até ali. Sua mulher e seu filho se foram há quinze anos, e todos os dias desde então Matteo se pergunta qual é o caminho a seguir. Sem conseguir reagir à tragédia, ele se afunda cada vez mais no álcool, nas mentiras e em relacionamentos sem futuro. Mas, nesse cenário de extrema desolação, eis que surge uma luz - o amor incondicional de um pai por seu filho; uma mulher apaixonada que oferece ao seu homem a última possibilidade de redenção.
O PERFUME DA FOLHA DE LIMÃO
Sandra está grávida e não sabe o que fazer com sua vida. Viaja para uma cidade da costa onde conhece um casal de idosos noruegueses que decidem cuidar dela. Mas o casal não é tão inocente quanto aparenta, e Julián, um sobrevivente de Mathausen, irá chegar na cidade para revelar o passado de seus habitantes. O Perfume da folha de limão é um apaixonante relato de terror sem precisar de nenhum recurso sobrenatural, e é também, e acima de tudo, um envolvente romance sobre a memória e a redenção da culpa.
O ANO DO PENSAMENTO MÁGICO
Este é um livro para todos. Para todos os que já se perguntaram: E agora? O que fazer se a vida parece não ter mais sentido algum? É um livro sobre a superação e sobre a nossa necessidade de atravessar - racionalmente ou não - momentos em que tudo o que conhecíamos e amávamos deixa de existir. Ao contar sua própria experiência após a morte do marido e a longa doença de sua única filha, a aclamada escritora americana Joan Didion nos revela como conseguiu sobreviver a esses dias, semanas e meses de dor e desespero. O livro ganhou o "Prêmio National Book" para livros de não-ficção.
NOITES AZUIS
Noites azuis tem início em 26 de julho de 2010. Neste mesmo dia, sete anos antes, Quintana Roo, filha de Joan Didion com o também escritor John Gregory Dunne, se casava na catedral de São João, o Divino, em Nova York. Os jasmins em sua trança, a tatuagem da pluméria transparecendo sob o tule, os colares havaianos - detalhes simples que desencadeiam memórias vívidas da infância da jovem em Malibu, em Brentwood, e na escola, em Holmby Hills. Entre lembranças tocantes e, em alguns casos, dilacerantes, a escritora analisa seus próprios medos, angústias e dúvidas e, ao fazê-lo, compara sua vida ao período das chamadas noites azuis- 'o oposto do declínio da claridade, mas também seu aviso.'
O ARROZ DE PALMA
Romance que trata da imigração portuguesa para o Brasil no século XX, este livro narra a saga de uma família em busca de um futuro melhor, superando todas as dificuldades. Nos cem anos acompanhados da vida desta família, irmãos brigam e fazem as pazes. Uns casam e são felizes; outros se separam. Os filhos ora preocupam, ora dão satisfação. Tudo sempre acompanhado pelo arroz jogado no casamento dos patriarcas da família, em 1908, e que serve de fio condutor a esta história.
MENTE CATIVA
Escrito em Paris no ano de 1951, enquanto estava em exílio, a denúncia de Milosz ao stalinismo irou muitos intelectuais europeus em uma época em que estavam se aproximando da Rússia comunista. Contudo, hoje é conhecido como um clássico contra o totalitarismo. Mente cativa analisa o poder dos regimes tiranos que escraviza homens e mulheres, não somente por meio do terror, mas por meio de ideias, obtendo a qualidade de "propriedade sobre o espírito humano". Defendendo a liberdade intelectual, a perspectiva brilhantemente polêmica de Milosz teve um papel significativamente libertador na Polônia, sendo ainda relevante nos dias de hoje.
















Nenhum comentário:
Postar um comentário