segunda-feira, 22 de novembro de 2010

NOVAS AQUISIÇÕES





Clínicas do Trabalho 
Esta obra apresenta os fundamentos e as bases históricas das teorias clínicas do trabalho, tanto nos textos de seus principais autores (franceses, como Clot, Lhuilier, Dejours, Enriquez, Chanlat, Gaulejac, entre outros), como também de autores brasileiros de referência, os quais ressaltam as repercussões e aplicações destas teorias no Brasil. O livro contempla quatro importantes teorias clínicas do trabalho: Clínica da Atividade, Psicossociologia, Psicodinâmica do Trabalho e Ergologia. 




História Regional da Infâmia

É um livro que contesta os mitos que por séculos sustentaram o imaginário acerca da Revolução Farroupilha. Juremir Machado da Silva se debruçou sobre documentos para trazer à luz este estudo sobre as causas da Guerra dos Farrapos. Na obra ele pretende tirar do pedestal da glória os heróis da Revolução - Bento Gonçalves, David Canabarro, General Netto, Vicente da Fontoura, entre outros - e os devolve ao plano terreno dos mortais, mostrando como interesses pessoais corroeram o lema de "Liberdade, igualdade e Humanidade". O autor também questiona a origem dos recursos finaceiros que possibilitaram a Revolução Farroupilha. Por trás dos discursos abolicionistas havia o sitemático finaciamento da luta armada com a venda de negros e promessas de liberdade aos cativos que nela lutasse.





 Pela Mão de Alice

As sociedades contemporâneas e o sistema mundial em geral estão a passar por processos de transformação social muito rápidos e profundos que põem definitivamente em causa as teorias e os conceitos, os modelos e as soluções anteriormente considerados eficazes para diagnosticar e resolver as crises sociais.









Introdução a uma Ciência Pós-Moderna

Neste livro a crítica e as reflexões propostas por Boaventura de Souza Santos visam compreender a prática científica para além da consciência ingênua, ou oficial, dos cientistas e das intituições da ciência, e aprofunda o diálogo dessa prática com as demais práticas de conhecimento de que se tecem a sociedade e o mundo. 






 Não Há Silêncio Que Não Termine

Entremeando a narrativa do cativeiro com reflexões sobre a morte, a liberdade e o poder, o livro reconstitui o período de mais de seis anos que Ingrid Betancourt passou no inferno verde da selva amazônica em poder das FARC, a principal organização guerrilheira da Colômbia.








As Gárgulas

Agrupados em cinco partes, os contos de Ana Guimaraens passam pelo convívio divertido em família; pela infância das brincadeiras de calçada; pelo fantástico de um futuro pós-guerra e ambientes mitológicos; pelo drama de superação emocional; e pelo humor cativante em situações inusitadas do cotidiano.




Erro Emocional

Por meio da dicção precisa e arrebatadora do premiado Crsitóvão Tezza (Prêmio Jabuti/2008), somos convidados a assistir à conversa dos personagens de um ponto de vista privilegiado. Movidos pelo desejo, mas paralisados pelo medo, Paulo e Beatriz se tornam cúmplices. Nos intervalos de silêncio, a esgrima dos sentimentos tateia em busca da palavra que redime: "O amor é um sentimento necessariamente povoado de sombras. Ou será que a paixão é sombria?"




Os Getka

Neste romance de Leticia Wierzchowski, o narrador é um escritor mergulhado nas lembranças de Lylia, a mulher por quem ele foi apaixonado desde a infância. Os capítulos alternam as épocas da vida do narrador, entremeando as memórias dos verões na casa azul, onde Lylia era a presença mais forte; passagens do casamento com Isabela, que, após a paixão inicial, perde aos poucos o sentido; o reencontro quando jovens, o descompasso entre o desejo de ficarem juntos e as circunstâncias que os afastavam.




 A Questão dos Livros

O historiador norte-americano Robert Darnton decidiu reunir em um único volume seus artigos abordando a questão do livro, depois de verificar que, na última década, ele havia sido convidado a um grande número de conferências sobre a suposta 'morte do livro', levando-o a suspeitar que estes, ao contrário, deviam estar muito vivos. Abordando questões como - 'Estaria a era do livro em papel encadernado chegando perto do fim, em face dos avanços trazidos pelas tecnologias digitais?', Darnton discute alguns temores que esta paisagem suscita. Por exemplo, será que a iniciativa do Google de digitalizar livros de grandes bibliotecas públicas americanas sinaliza uma tendência monopolística visando apenas ao lucro? E como ficarão os interesses de editores e autores em um processo que pode assumir características predatórias, como ocorreu com a indústria fonográfica?










Nenhum comentário:

Postar um comentário