quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

AQUISIÇÕES & DOAÇÕES - DEZEMBRO/2011

Rousseff : a história de uma família búlgara marcada por um abandono, o comunismo e a presidência do Brasil

Quando Dilma Rousseff foi eleita presidente do Brasil, ninguém sabia os tantos porquês da comemoração que se deu na Bulgária. Por trás do motivo aparentemente simples - Dilma é filha de um búlgaro - esconde-se a as tragédias e abismos enfrentados por uma família dividida entre dois países, e de fato separada por uma mudança de sobrenome, os Russev e os Rousseff. Tendo o Pedro Rousseff fugido do seu país de origem em 1929, Dilma teve um meio-irmão a quem nunca conheceu. A vida dos dois, Dilma e Luben, seguiram rumos diametralmente opostos, mas que, por coincidências, tiveram muitos pontos em comum, como o comunismo e a opressão de regimes ditatoriais. A história dessa família dividida desenrola-se em duas conturbadas regiões do mundo, América Latina e Bálcãs, que são muito mais do que pano de fundo para a saga desta obra.






18 crônicas e mais algumas
A psicanalista Maria Rita Kehl traz, nesta obra, uma coletânea de dezoito artigos publicados no jornal O Estado de S. Paulo e outros 26, em veículos como Teoria e Debate, Folha de S.Paulo, Época e Carta Capital, escritos ao longo da última década. Estão contemplados nesta obra textos como 'Dois pesos...', que expõe as fissuras de uma sociedade desacostumada com a participação dos mais pobres; e 'O tempo e o cão', episódio que inspirou o nome de seu último livro sobre as depressões. Maria Rita questiona o papel do psicanalista na imprensa e apresenta referências pessoais e meio aos artigos.






 Trabalho e desgaste mental : o direito de ser dono de si mesmo
O livro percorre as Ciências Sociais e as Ciências da Saúde, visando explicitar suas convergências e contribuições para este campo. Procura evidenciar os processos de desgaste, sofrimento e adoecimento dos trabalhadores no mundo contemporâneo, mostrando a possível necessidade de uma clínica contextualizada.



 

 A Banalidade da corrupção : uma forma de governar o Brasil

Em que consiste o fenômeno da corrupção no Brasil? Quais as condições de sua existência? O que isso revela? Há uma perigosa tentação de responder a essas questões afirmando que o país nunca foi tão corrupto como é hoje e que isso se deve a uma crise de valores, a uma crise moral. Discutir as qualidades morais dos políticos a cada momento ou mensurar se o fenômeno da corrupção é maior ou menor do que antess não parece ser o melhor caminho para entendê-la. O fundamental é examinar por que a corrupção na vida republicana brasileira pós-ditadura militar tem sido um elemento constituidor importante da política nacional; por que tem dado sentido à luta política entre atores que disputam o poder, entre partidos, entre os poderes da própria República; por qu tem dado sentido às relações entre a política e a sociedade civil e suas representações. A política brasileira entendida como um campo regido pela corrupção tem configurado um cenário de disputa política muito particular no país. E é das condições que possibilitam tal cenário que este livro trata.




A Guerra de Hugo Chávez contra o colonialismo

Hugo Chávez representa - na história e no imaginário coletivo de seu país  e para a cultura e tradição sul-americana em geral - a continuidade da luta contra os conquistadores, que teve início no século 18 e nunca foi, de fato, concluída.
O livro trata dos acontecimentos ocorridos durante as 61 horas, entre 15h do dia 11 de abril de 2002 - hora em que se iniciou a ação golpista - até 4h da madrugada do dia 14, quando Chávez regressa a Miraflores, o palácio do governo. Trata também dos fatos que antecederam o golpe e as situações ocorridas nos meses seguintes.



 
Educação Profissional em saúde
Temas em saúde é  uma coleção que busca trazer para estudantes, profissionais e público em geral panoramas sobre conceitos e conteúdos fundamentais das áreas da saúde. A ideia é combinar informação atualizada com reflexões que se baseiam em recentes produções científicas sobre diversos assuntos tratados. Os livros são escritos em linguagem acessível por especialistas sintonizados com contexto sociopolítico de produção e aplicação do conhecimento em saúde.





A Vida em tons de cinza
Lina Vilkas é uma lituana de 15 anos cheia de sonhos. Dotada de um incrível talento artístico, ela se prepara para estudar artes na capital. No entanto, a noite de 14 de junho de 1941 muda para sempre seus planos. Por toda a região do Báltico, a polícia secreta soviética está invadindo casas e deportando pessoas. Junto com a mãe e o irmão de 10 anos, Lina é jogada num trem, em condições desumanas, e levada para um gulag, na Sibéria. Lá, os deportados sofrem maus-tratos e trabalham arduamente para garantir uma ração ínfima de pão. Nada mais lhes resta, exceto o apoio mútuo e a esperança. E é isso que faz com que Lina insista em sua arte, usando seus desenhos para enviar mensagens codificadas ao pai, preso pelos soviéticos.




 
Claraboia  
Primavera de 1952. Um prédio de seis apartamentos numa rua modesta de Lisboa é o cenário principal das histórias simultâneas que compõem este romance. Dramas cotidianos de moradores como Lídia, uma bela mulher sustentada pelo amante misterioso, e Abel, um jovem outsider à procura de um sentido para a vida, se contrapõem ao árduo cotidiano dos outros moradores. As narrativas paralelas do livro são organizadas segundo as divisões internas do prédio, do térreo ao segundo andar.





Olho de Vidro
Nesse livro, a autora une dois assuntos que num primeiro olhar podem parecer díspares - filosofia e televisão. A autora procura mostrar que a televisão pode ser interpretada do ponto de vista da história da visão. As ciências da comunicação dedicam-se a entender a televisão, mas é preciso cada vez mais inseri-la no campo dos Estudos Visuais, compreendendo-a no contexto da experiência estética, tendo em vista que esta conexão com a estética poderia determinar o que nela é política.






 Como e porque as desigualdades sociais fazem mal à saúde 

Temas em saúde é uma coleção que busca trazer para estudantes, profissionais e público em geral panoramas sobre conceitos e conteúdos fundamentais da áreas da saúde. A ideia é combinar informação atualizada com reflexões que se baseiem em recentes produções científicas sobre os diversos assuntos tratados. Os livros são escritos em linguagem acessível por especialistas sintonizados com contexto sociopolítico de produção e aplicação do conhecimento em saúde.






O Inverno da nossa desconexão

Susan Maushart embarca com os três filhos adolescentes num período de seis meses sem telefones celulares, iPads, iPods, computadores, dentre outros objetos eletrônicos para descobrir se a tecnologia estimula a informação ou torna as pessoas menos conectadas e mais distraídas. Reunindo os desabafos de Susan no seu diário pessoal (escrito a mão) e uma reportagem sobre os efeitos dessa intensa vida virtual nos adolescentes, no aprendizado e nas famílias, este livro tem por objetivo oferecer uma abordagem equilibrada das novas mídias ora apontadas como resposta aos problemas, ora como responsáveis peça desagregação social.




 
Em Algum lugar do passado


Neste livro, o leitor pode se deparar com situações inusitadas e questionamentos atemporais que permeiam a experiência humana. Nas 41 crônicas selecionadas entre 350 para 'Em algum lugar do paraíso', Luís Fernando Veríssimo fala sobre a vida, a morte, o tempo, o amor, sempre com um ar nostálgico e repleto de reflexões acerca das escolhas feitas ao longo da existência.


 

Um Trem para Suíça

Este livro reúne crônicas e relatos de viagem. Em um de seus textos, a intimidade do filho de um pai alcoólatra, em outros, um painel da vida cotidiana na Coreia, Japão, China, Malásia, África do Sul, Venezuela, Alemanha, Suíça, lugares em que o autor esteve para coberturas jornalísticas. A Olimpíada da China e três Copas do mundo são o pano de fundo para a descrição de um bordel coreano (onde ocidentais não entram), de um terremoto no Japão, do mau estado de preservação da Cidade Proibida na China, passando pelo idioma alemão, um contato com os guerrilheiros das Farc nas selvas bolivianas, entre outros.






A Felicidade é fácil

Em 'A Felicidade é fácil', o autor narra um dia na vida de Olavo e Mara Bettencourt, que têm suas vidas e a de todos à sua volta modificadas ao receberem a notícia de que seu filho, Olavinho, fora sequestrado. Na verdade, Olavinho dormia tranquilamente em seu quarto, enquanto o filho do caseiro encontrava-se trancafiado em algum lugar sujo da cidade. Silvestre reúne personagens cujos destinos e transformações pessoais são impactados pela história recente do Brasil.






Sobre Homens e lagostas
As ilhas de Fort Niles e Courne Haven são inimigas há décadas, e os lagosteiros locais sempre estiveram em pé de guerra. É nesse mundo que vive Ruth Thomas, a jovem heroína deste livro. Herdeira de família milionária por parte de mãe, Ruth poderia ter escolhido uma vida de luxo e privilégios, em qualquer lugar do mundo. Mas é na simplicidade da ilha de Fort Niles, onde reside o pai pescador, que ela escolhe morar. Contrariando a todos da ilha, a jovem perspicaz e desprovida de qualquer romantismo acaba se envolvendo com um dos maiores inimigos do pai - o aspirante a pescador Owney Wishnell, cujo porte atlético e aspecto reservado fazem Ruth ceder a seus impulsos sexuais e aumentam ainda mais o seu desejo de permanecer na ilha.




A Casa dos Macacos
Isabel Duncan ama seu trabalho. Pesquisadora do Laboratório de Línguas dos Grandes Símios, ela considera Mbongo, Bonzi, Sam, Jelani, Makena e Lola sua família. Virtuoses no uso da Linguagem Americana de Sinais, esses macacos são capazes de se comunicar plenamente numa língua humana. Porém, um atentado brutal coloca-os em sério risco. Teria sido uma ação terrorista premeditada por ambientalistas pela libertação dos bonobos ou apenas o início de uma trama escusa que culminará num grande golpe de mídia? 



O Décimo primeiro mandamento

Depois de se conhecerem no navio que os levou da Índia para o Iêmen, o médico inglês Thomas Stone e a freira carmelita Mary Joseph Praise se reencontram num hospital em Adis Abeba, capital da Etiópia. Da união proibida entre os dois, nasce um par de gêmeos unidos pela cabeça, e operados em seguida. Para completar, a mãe morre no parto e o pai desaparece no mundo, deixando os meninos nas mãos de um casal de médicos missionários. Shiva e Marion crescem juntos na Etiópia, mas uma mulher abrirá um abismo entre eles, separando-os radicalmente outra vez. Traumas e decepções do passado ressurgem, e será preciso superá-los para reencontrar o amor que os une e a possibilidade de redenção.



Por isso eu sou vingativa

Sara largou o curso de arquitetura para se dedicar à lavanderia da família. Em meio a camisas, meias e todo o tipo de roupa suja, ela passa a arquitetar uma a uma suas vinganças. O difícil é saber por onde começar, se é por Fábio Loiro, o cara mais bonito do cursinho, por Rodrigues, um intelectual com uma certa fixação, ou mesmo Vitor Vaz, um homem compreensivo e atencioso - até demais. Sara finalmente tem um objetivo na vida, não importa qual seja seu nome (Otávio, Alaor, Fábio Loiro, Rodrigues, Heitor, VitorVaz e Tim, sem esquecer Enrico Eurico). 




Mil Dias em Veneza
 
'Em Mil dias em Veneza', a autora evoca as imagens, os sons e os aromas de uma das cidades mais românticas do mundo e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida. 






  
A Previdência Social ao alcance dos assistentes sociais 

 A extensa riqueza da atividade humana apreendida pelo cotidiano de trabalho dos assistentes sociais requer permanente revisão teórico-metodológica e é nessa perspectiva que este livro poderá constituir-se na mediação entre a escolha do como, onde e o que fazer no que tange ao acesso à política previdenciária, para todos os profissionais que atuam fora ou dentro das agências previdenciárias.




Cidadão do crime

Vince Camden é um homem que vive sob os cuidados do serviço de Proteção à Testemunhas, numa cidade em Washington. Ele tem um emprego, uma namorada problemática, alguns cartões de crédito falsificados, e a certeza de que não adianta fugir - 'o passado está sempre nos calcanhares'. A história se passa no início dos anos 80, às vésperas da eleição presidencial entre Jimmy Carter e Ronald Reagan e discute, acima de tudo, a proibição do voto aos presos. Ao percorrer as páginas de 'Cidadão do crime', o leitor irá formar uma idéia a respeito do personagem que remete a uma pessoa comum, que luta para se libertar do crime e que não é mau, ao contrário, deseja ser um cidadão comum, livre, com direito ao voto, ao casamento, etc. 



Quarto

Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário