sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

AQUISIÇÕES & DOAÇÕES - JANEIRO/2012

50 GRANDES PENSADORES DA HISTÓRIA

Este livro é um guia sobre os pensadores e as linhas teóricas, da Antiguidade ao século atual. A autora elege cinqüenta dos mais polêmicos pensadores da História, dos que mais incitaram discussões e provocaram reações. Com esse critério, produz uma obra abrangente em termos historiográficos. Marnie Hughes-Warrington apresenta de Beda a Braudel; de Marx a Michelet; de Marc Bloch a Hobsbawm; de Foucault a Fukuyama. Cada um dos cinqüenta pensadores conta com uma biografia e com a apresentação de seus principais temas e idéias, assim como as idéias de seus seguidores e críticos. A obra conta ainda com indicações de livros, filmes, websites e artigos.





TEATRO DE SOMBRAS : RELATÓRIO DA VIOLÊNCIA NO TRABALHO E APROPRIAÇÃO DA SAÚDE DOS BANCÁRIOS
A orquestra organizacional dos bancos, com sua partitura ilimitada de metas e produtividade, está usurpando a saúde mental e física dos bancários brasileiros. Esta publicação avança em territórios que até agora nenhuma outra havia percorrido. Além das teorias que desvendam os mecanismos de opressão intrainstitucional, há depoimentos nervosos e doloridos de pessoas que caíram ante as pressões desmesuradas vinculadas ao cumprimento de metas e às formas de gestão dos bancos.





LÍBIA : BARRADOS NA FRONTEIRA

A cobertura jornalística da guerra civil na Líbia, iniciada em fevereiro de 2011, obedece a critérios que podem ser considerados no mínimo discutíveis. Alguns analistas entendem que a mídia, na prática, acabou se transformando na própria guerra. 
Este livro, além de analisar os acontecimentos naquele país mostra como os meios de comunicação manipularam gatos com a edição de imagens e textos que tiveram o objetivo de convencer a opnião pública sobre a "missão humanitária" exercida pelos bombardeios da OTAN, fator determinante para a definição de um dos lados da disputa entre adeptos e opositores do regime líbio, capitaneado por Muammar Kadhafi.




CUBA APESAR DO BLOQUEIO

O autor da obra viu o mais azul dos mares, o do Caribe; passeou na mais faceira das capitais, Havana; conheceu os mais orgulhosos dos combatentes, os de Sierra Maestra.
Mas ao escrever sobre Cuba - uma inagualável descrição jornalística que se matiza na prosa vibrante latino-americanista - vasculhou a alma de seu povo, do povo que fala das vitórias e das dificuldades, do que foi feito e do que será feito, e produziu o mais importante livro sobre Cuba, este imenso farol de esperança por onde passam os sonhos, os nossos sonhos de cidadãos de uma América Latina humilhada, reprimida e enganada em berço esplêndido.




O HIPNOTISTA

Um massacre de uma família nos arredores de Estocolmo abala a polícia sueca. Os homicídios chamam a atenção do detetive Joona Linna, que exige investigar os assassinatos. O criminoso ainda está foragido, e há somente uma testemunha - o filho de 15 anos, que sobreviveu ao ataque. Quem cometeu os crimes o queria morto - ele recebeu mais de cem facadas e está em estado de choque. Desesperado por informações, Linna só vê uma saída - a hipnose. Ele convence o Dr. Erik Maria Bark - especialista em pacientes psicologicamente traumatizados - a hipnotizar o garoto, na esperança de descobrir o assassino através das memórias da vítima. É o tipo de trabalho que Bark jurara nunca mais fazer - eticamente questionável e psicologicamente danoso. Quando ele quebra a promessa e hipnotiza o garoto, uma longa e aterrorizante sequência de acontecimentos tem início.




UM CERTO VERÃO NA SÍCILIA

A Sicília é a terra da berinjela, dos tomates, do azeite, das flores - e do silêncio. Na difícil missão de fazer uma reportagem sobre a vida no interior da ilha, Marlena de Blasi e seu marido chegaram às portas da misteriosa Villa Donnafugata. Dezenas de mulheres vestidas de preto, com tranças em torno da cabeça, trabalhavam, cantavam, rezavam e brincavam numa ensolarada paisagem de torres, sacadas, hortas, campos e colinas. Parecia uma alucinação, mas era na verdade um refúgio feliz criado pela proprietária, Tosca Brozzi, para viúvas, mães solteiras e homens sem lar. Tosca instala o casal na vila e fascina Marlena com sua arrebatadora história de vida, contada em sessões diárias debaixo de uma magnólia. O emocionante relato de Tosca recria aromas, sabores e tradições assustadoras da Sícilia - terra ainda habitada pelos deuses gregos.



O FESTIM DOS CORVOS

Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo. O Olho de Corvo tem o objetivo declarado de conquistar Westeros. E o seu povo parece acreditar nele.



A VISITA CRUEL DO TEMPO

Bennie Salazar é um executivo da indústria fonográfica. Sasha é sua assistente cleptomaníaca. E é a partir da história desses dois personagens que Jennifer Egan retrata, em uma narrativa caleidoscópica, a passagem do tempo e a transformação das relações. Da São Francisco dos anos 1970 até a Nova York de um futuro próximo, a autora cria um romance sobre continuidade e rupturas, memória e expectativas. A trama também combina diferentes pontos de vista sobre histórias que se entrelaçam de maneiras inesperadas. Ao longo dos sabores e dissabores da vida dos personagens, Egan busca traçar um panorama sobre crescimento, perda, ambição e sobre o que acontece entre o que as pessoas esperam de suas vidas e o que se torna realidade.



 O SEGREDO DE SHAKESPEARE

Faltavam apenas três semanas para a estréia de 'Hamlet' no Globe Theatre, em Londres, quando Kate Stanley recebeu uma inesperada e misteriosa visita nas galerias do teatro mais famoso da Inglaterra. Escolhida para dirigir a mais bela jóia da coroa teatral britânica, a jovem americana jamais poderia imaginar que Rosalind Howard, uma exuberante e excêntrica professora de Shakespeare em Harvard, fosse ao seu encontro. O relacionamento entre as duas havia se desgastado depois que Kate decidira trocar a carreira acadêmica pelo teatro três anos antes. Mas a visita de Ros escondia outras surpresas. Em poucas palavras, ela confiaria a sua ex-discípula uma pequena caixa envolta em papel dourado com laço de fita. Kate ainda não sabia, mas um cobiçado e valioso segredo de Shakespeare mudaria para sempre a sua vida. Recebido com entusiasmo pela crítica e pelo público dos Estados Unidos, o romance de estréia da professora de literatura inglesa e americana Jennifer Lee Carrell passeia com maestria pelas minúcias da obra do bardo inglês e pelos mistérios que cercam a sua identidade. Em uma trama repleta de suspense, perseguições e assassinatos, a autora norte-americana vai construindo um enigmático quebra-cabeça que pode apontar para uma obra até então desconhecida de Shakespeare.
Obs.: Doação de Cândida Marques Cardoso (Bco.Brasil)



 O SELO DO SULTÃO

São tempos de conflito na Turquia. Assim, quando o corpo de uma ocidental é encontrado na costa do Bósforo, o paxá Kamil, magistrado das novas cortes seculares, vê-se impelido a solucionar o crime o mais rapidamente possível. Situada em uma remota Istambul, essa misteriosa história de assassinato se desenrola no panorama cultural e histórico da Turquia do século XIX, uma sociedade que oscila entre a modernização e a dissolução.
Obs.: Doação de Cândida Marques Cardoso (Bco.Brasil)










SANGUE E GELO
Dezembro de 1856. Em meio a uma tempestade, nas proximidades do Polo Sul, marinheiros aterrorizados fazem um casal caminhar pela prancha do navio e se jogar ao mar. Portadores de má sorte, eles dizem, perpetuadores de uma terrível maldição. Mais de 150 anos depois, um fotojornalista em profunda crise aceita um convite para fazer uma reportagem na estação de pesquisa científica americana na Antártica. Ele espera pela chance de fotografar muita coisa que jamais tivera oportunidade de ver na vida - animais exóticos, icebergs imponentes, nevascas assustadoras. Mas dois corpos trajados em roupas vitorianas, perfeitamente preservados dentro de um bloco de gelo, são uma descoberta que vai além dos seus sonhos mais delirantes.
Obs.: Doação de Cândida Marques Cardoso (Bco.Brasil)



 




Nenhum comentário:

Postar um comentário