quinta-feira, 14 de abril de 2016

Lendo & Entendendo




O Boitatá é um selo infantil da editora Boitempo, destinado para crianças entre 8 e 10 anos de idade e que discute a maneira como as pessoas se relacionam em sociedade. Uma coleção que não subestima a inteligência de seus pequenos leitores e que procura promover o aprendizado, o questionamento crítico e a construção de um senso de justiça social através da literatura. 
O Boitatá tem início com a coleção "Livros para o Amanhã". São quatro volumes elaborados por uma equipe multidisciplinar de educadores e pesquisadores espanhóis, com temas de interesse social e cidadania. O projeto original foi desenvolvido pela extinta editora catalã "La Gaya Ciencia", logo pós a queda do regime Franco, e foi ressuscitado atualmente pela editora "Media Vaca" em nova edição com trabalho gráfico inédito de quatro artistas contemporâneos.




 A DEMOCRACIA PODE SER ASSIM

O livro apresenta o conceito de democracia a partir de imagens próximas do cotidiano das crianças, tomando como exemplos a hora do recreio e o jogo: atividades em que todos que participam têm de tomar decisões e assimilar suas regras. O texto se propõe a ser uma primeira abordagem à cidadania e a questões sociais, elucidando o que são as eleições, o papel dos partidos políticos e a importância do voto, dos direitos humanos e da informação para a manutenção das liberdades, tornando mais convidativos temas que de início podem intimidar crianças e adultos.  







A DITADURA É ASSIM

O propósito deste livro é mostrar o funcionamento e os perigos da ditadura partindo de exemplos simples, a fim de que as crianças compreendam o problemas existentes em um sistema político que privilegia uma única corrente de pensamento em detrimento das outras. Pode haver liberdade ou justiça em uma ditadura? Para quem? Partindo de questões como essas, o texto guia o leitor à conclusão de que falta cidadania a um Estado que não respeita a diversidade do povo que representa.







 O QUE SÃO CLASSES SOCIAIS

Partindo da premissa de que todas as pessoas são iguais, mas que existem coisas que as tornam desiguais, o livro expõe de um jeito simples a complexidade das dinâmicas sociais e do mundo do trabalho. Por que uns têm mais do que outros? Por que uns mandam mais do que outros? Por que uns vão para a universidade e outros param de estudar para trabalhar? O que são classes sociais? promove uma reflexão lúdica sobre o que torna as pessoas desiguais. A ideia é estimular o interesse dos pequenos leitores pelo assunto para que possam refletir e tirar suas próprias conclusões sobre os tópicos abordados. "O Que são classes sociais?" traz uma importante lição: a de que todas as pessoas têm os mesmos direitos e que, enquanto houver desigualdade, haverá a busca por uma sociedade mais justa. Além disso, um jogo de tabuleiro chamado “cobras e escadas” ilustra as páginas de guarda do livro, complementando de forma divertida a reflexão sobre o tema.







AS MULHERES E OS HOMENS

Meninas usam rosa e meninos usam azul ? De forma divertida e inteligente, o livro procura abordar questões de gênero por um viés de igualdade e em respeito à pluralidade. As conquistas no campo político e social levaram as mulheres a ganhar espaço em várias esferas da vida pública, mas ainda falta muito para alcançarmos a igualdade de gênero. As mulheres continuam sofrendo muita discriminação no mundo todo e ainda são poucas ocupando cargos de grande responsabilidade e liderança, mesmo estando tão preparadas quanto os homens. As mulheres e os homens é um livro instigante e de fácil compreensão, com uma paleta de cores que foge do já consagrado azul-para-meninos e rosa-para-meninas. O livro também traz atividades para promover uma discussão mais ampla sobre a divisão das tarefas domésticas, a desigualdade salarial e o espaço social que cada gênero ocupa – deixando a certeza de que a expectativa por um mundo mais igualitário não tem nada de ultrapassada.

Fonte: Boitempo Edtl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário