sexta-feira, 29 de julho de 2016

Aquisições & Doações - Julho/2016

POR QUE GRITAMOS GOLPE? : PARA ENTENDER O IMPEACHMENT E A CRISE POLÍTICA NO BRASIL

A obra incita o amadurecimento do debate público sobre a crise política no Brasil e proporciona ao leitor as mais diversas análises sobre a dinâmica do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, dentro de uma perspectiva multidisciplinar e de esquerda. Os textos que compõem a coletânea buscam desenhar uma genealogia da crise política, entender as ameaças que se colocam à democracia e aos direitos conquistados pela Constituição de 1988 e apontar caminhos de superação de nossos impasses políticos. São mais de 30 autores, entre pesquisadores, professores, ativistas, representantes de movimentos sociais, jornalistas e figuras políticas. Os ensaios são ilustrados por charges da cartunista Laerte (publicadas originalmente pelo jornal Folha de S.Paulo) e por fotografias do coletivo Mídia NINJA. “Por que gritamos Golpe?” é o quinto título da coleção Tinta Vermelha, que aborda perspectivas variadas sobre temas atuais, dando sequência às coletâneas "Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas" (2012), "Cidades rebeldes: Passe livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil" (2013), "Brasil em jogo: o que fica da Copa e das Olimpíadas?" (2014) e "Bala Perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua superação"





A DITADURA ACABADA

A mais aclamada obra sobre o regime militar no Brasil chega à conclusão com o livro "A Ditadura acabada". Neste quinto volume, o jornalista Elio Gaspari examina com riqueza de detalhes o período de 1978 a 1985, desde o final do governo do presidente Ernesto Geisel e a posse de seu sucessor, o general João Baptista Figueiredo, até a eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral. São os anos da abertura política, momento decisivo na história de nosso país e repleto de acontecimentos, como o fim do AI-5, as manifestações políticas pela anistia e pela volta das eleições diretas para a presidência, os atentados promovidos por aqueles que se opunham à redemocratização, como o episódio da bomba no Riocentro em 1981, e uma crise econômica sem precedentes. Com uma narrativa fluida e pesquisa profunda, Elio Gaspari compõe um painel fascinante de um país em plena ebulição, em que muitos dos protagonistas se mantêm como parte do noticiário atual. No epílogo, denominado “500 vidas”, o autor acompanha o destino de quinhentos personagens que sobreviveram ao fim da ditadura, entre militares e militantes, empresários e sindicalistas, torturados e torturadores. Alguns desses sobreviventes chegaram à presidência da República, como a presa política Dilma Rousseff, o metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva e o professor Fernando Henrique Cardoso. É uma conclusão impactante para uma obra fundamental sobre a história recente do Brasil.
 Obs.: Doação prof. Celso Afonso Monteiro Pudwell





  CAIO PRADO JÚNIOR: UMA BIOGRAFIA POLÍTICA

Resultado de extensa pesquisa documental, "Caio Prado Júnior – uma biografia política", de Luiz Bernardo Pericás, ilumina a trajetória de um dos maiores intérpretes da realidade brasileira. Figura emblemática no desenvolvimento do marxismo nas Américas, Caio Prado Júnior se tornou conhecido tanto pela originalidade de seu pensamento quanto pela militância política, que o levou a uma intensa atuação na Aliança Nacional Libertadora (ANL) e no Partido Comunista do Brasil (PCB). Seu esforço para entender a condição periférica do país em relação a outras economias e sua preocupação constante com a elevação material, cultural e de consciência política das massas fez com que escrevesse livros como Formação do Brasil contemporâneo, cuja tese "Sentido da colonização" consta como marco na historiografia nacional. Neste livro, baseado na leitura minuciosa de centenas de documentos (muitos deles inéditos), Pericás mostra como o ativismo repercutiu na vida e na obra de Caio Prado Júnior, indo das primeiras leituras às viagens para o exterior (inclusive para os países socialistas), do golpe de 1964 aos debates sobre a revolução brasileira, do breve exílio no Chile ao retorno seguido de encarceramento, chegando por fim ao legado de seu ideário para a esfera pública. O autor ainda discute aspectos teóricos da obra "caiopradiana" e elementos de seu pensamento.
 Obs.: Doação prof. Celso Afonso Monteiro Pudwell 





 A CONQUISTA DA OPINIÃO PÚBLICA: COMO O DISCURSO MANIPULA AS ESCOLHAS POLÍTICAS

Em um regime democrático, os políticos são representantes da voz da opinião pública. Ou seja, são porta-voz do povo. Mas como chegam ao poder? Como usam o discurso para conquistar os cidadãos? Afinal, é pela palavra que se persuade, que se seduz, que se manipula e que, no fim das contas, se regula a vida política. Neste livro o leitor destrinchará os mecanismos envolvidos na elaboração dos discursos que visam conquistar a opinião pública - da dramatização e apelo aos sentimentos ao carisma e exaltação de valores. Da constituição dessa opinião à construção do discurso e da figura dos políticos, do papel da mídia ao das pesquisas de opinião, o autor detalha a estrutura dessa máquina tão presente, e ao mesmo tempo velada, em nosso cotidiano. 
Obs.: Doação prof. Celso Afonso Monteiro Pudwell





UMA TEMPORADA NO ESCURO

Karl Ove Knausgård está com dezoito anos quando parte para uma vila no norte da Noruega a fim de dar aulas a adolescentes. Sua intenção é juntar algum dinheiro para viajar e investir na incipiente atividade de escritor. No começo tudo corre bem, mas quando o escuro toma conta dos dias de inverno, a vida começa a se complicar. A escrita de Karl Ove para de fluir, e suas empreitadas para perder a virgindade fracassam. Com o alto consumo de álcool ele se aproxima da sombra do pai alcoólatra e resgata a temática do primeiro livro da série "Minha Luta", "A morte do pai". Como a narrativa não segue ordem cronológica, este volume um dos mais arrebatadores pode ser lido de forma independente.






AMANTES: UMA HISTÓRIA DA OUTRA

Da luxúria ao amor, do dinheiro ao poder, um livro que destrincha as motivações e virtudes das amantes. Em uma picante mistura de história, biografia e panorama cultural, o livro destrincha as motivações e virtudes das mulheres – fictícias ou reais – que foram expostas à margem da sociedade ao se verem na posição de amantes. Com estilo vívido, a pesquisadora Elizabeth Abott retrata a intimidade dessas mulheres através dos séculos: das concubinas chinesas às amantes reais europeias e consortes clandestinas de padres (nada) celibatários. Também desconstrói a figura de garotas de mafiosos, a ideia da amante como troféu e o poder das amantes modernas.
Obs.: Doação prof. Celso Afonso Monteiro Pudwell






 A HISTÓRIA SECRETA DOS PAPAS: VÍCIO, ASSASSINATO E CORRUPÇÃO NO VATICANO

O livro mostra como um número impressionante de sumos sacerdotes da Igreja Católica agiu de forma totalmente contrária aos ensinamentos cristãos. Durante a Idade Média não faltaram papas que foram especialistas em conspirações, assassinatos e até bruxarias. O volume conta algumas das histórias mais assustadoras do Vaticano. Uma delas é o Sínodo do Cadáver, em que o bondoso - e falecido - papa Formoso foi desenterrado, julgado por seu sucessor Estevão 7º e jogado no Rio Tibre. Outro pontífice foi particularmente vergonhoso para a Igreja Católica: João 12º castrou um de seus cardeais, cegou outro e chegou a brindar ao demônio em um de seus bacanais. "A História Secreta dos Papas" também conta com detalhes como funcionou a sanguinária Inquisição e conta a história de algumas das suas mais célebres vítimas, como Galileu Galilei, que só escapou da morte porque foi obrigado a negar publicamente seus ideais. Mesmo assim, o cientista viveu em prisão domiciliar e morreu melancolicamente.  
Obs.: Doação prof. Celso Afonso Monteiro Pudwell 






 GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DOS PRESIDENTES DA REPÚBLICA

Conheça a história do Brasil e continue rindo... Você sabe quem foram os presidentes que influenciaram de forma decisiva o destino da nação e fizeram esse Brasil em que a gente vive hoje? Cuidado! Será uma viagem sem volta em direção às paixões e a história dos nossos presidentes que, salvo raras exceções, foram um desastre como administradores, homens públicos e até como seres humanos. Com o habitual sarcasmo que só a família "Politicamente Incorreta" é capaz de trazer, além de muitas ilustrações, este livro desafia de forma divertida e inteligente mitos e verdades pré-concebidas. Uma narrativa envolvente sobre personagens reais, mesmo que eles às vezes pareçam saídas de histórias de terror. Ideal para o momento político em que milhões de pessoas vão às ruas para pedir o afastamento da presidente da República.
Obs.: Doação da Editora







DE RIO-GRANDENSE A GAÚCHO: O TRIUNFO DO AVESSO

O livro nos leva a conhecer uma questão do passado e a refletir sobre a situação do presente, pois o Rio Grande do Sul, se dispõe de um gentílico plenamente assegurado, ainda peleia por um lugar de porte no Brasil contemporâneo. Eis um dos tantos motivos que justificam ler "De Rio-Grandense a gaúcho : o triunfo do avesso". Os demais têm a ver com o conhecimento de nossa literatura durante o século XIX, com a discussão sobre as reações entre literatura e história, com a formulação de uma metodologia adequada para abordar a questão principal. Não são poucos os motivos, porque certamente cada leitor descobrirá ainda outras razões para apreciar os frutos desta pesquisa.
Obs.: Doação da autora







ESPIA SÓ...:  A TRAJETÓRIA MUSICAL DE OCTÁVIO DUTRA
 
Octávio Dutra caracterizou-se como um "leitor" privilegiado da cidade. Compôs músicas direcionadas para o contexto artístico, social ou comercial da sociedade em que viveu. Registrou sonora e tematicamente os fatos peculiares do cotidiano da Porto Alegre de seu tempo, tanto no gênero vocal quanto instrumental, em conjuntos ou em grupos teatrais. Sua produção musical tornou-se um importante testemunho da época, ao permitir estabelecer e relacionar as representações construídas pelo artista com a sociedade porto-alegrense da Primeira República.  








ESPIA SÓ...: AS MÚSICAS DE OCTÁVIO DUTRA

Apenas uma pequena parcela da história e da memória do compositor Octávio Dutra (1894-1937) foi preservada. A maior parte de sua obra ainda permanece em manuscritos e sem gravações, o que nos desafia à difusão da obra de um músico conhecido e admirado em sua época no Brasil. As partituras aqui apresentadas tratam de atender às demandas de instrumentistas e arranjadores, e foram editadas conforme a escrita e a tonalidade original, de acordo com os manuscritos autorais. Todas têm possibilidades de ampla adaptação instrumental, servindo ao idioma da flauta, do bandolim e do violão, entre outros. São indicadas, portanto, à produção de arranjos para diferentes formações instrumentais, tal como Octávio Dutra fazia em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.






 AS MARAVILHAS DO MINISTÉRIO DA EUCARISTIA

Obra escrita na expectativa de que algumas de suas vivências possam servir de estímulo a outras pessoas para este exercício cristão tão sublime ou que talvez possam, de uma maneira ou de outra, incentivar aos queridos colegas ministros, mesmo os mais antigos, a terem novas ideias, novas atitudes, novas iniciativas nesta nobre tarefa do exercício do Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão.
Obs.: Doação do autor








 



 SINDICATOS DOS BANCÁRIOS : UMA HISTÓRIA DE LUTAS EM CAXIAS DO SUL

O livro organizado por Marcelo Caon e projetado pela direção do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul, busca refletir, analisar e historiar em suas páginas a vida quase secular da entidade representativa das lutas coletivas da categoria bancária. Este livro tece elos de ligação das lutas dos bancários(as) da região por melhores condições de vida, de salário e de trabalho, entre gerações, sublinhando avanços e limites das conquistas, os ensinamentos e experiências que fazem a boa luta prosseguir superando conjunturas difíceis. (Olivio Dutra)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário