Temos uma excelente notícia para os amantes da literatura gaúcha. Foram anunciados pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), a lista dos finalistas do Prêmio Minuano de Literatura 2025, e a nossa biblioteca tem o prazer de abrigar três obras que estão concorrendo ao prêmio nas categorias não-ficção e narrativa longa!
Confira abaixo os títulos finalistas que você já encontra em nossas estantes:
Na categoria narrativa longa:
VERA de José Falero"A história de mulheres da quebrada que precisam conviver com a presença opressiva e violenta da masculinidade tóxica. Uma incursão pela vida de personagens frequentemente esquecidos. Neste novo romance, José Falero reafirma suas qualidades de narrador, criando um microcosmo de vidas e realidades que comprova o poder imorredouro da melhor literatura"
A trama acompanha a jornada de mulheres da periferia, apresentando sua exaustiva jornada de trabalho e oferecendo um retrato contundente e emocionante de suas vidas. Falero, com sua escrita ritmada e oralidade marcante, celebra a força feminina neste novo romance, voltado a um contexto de opressão e violência, convidando o leitor a enxergar as realidades da quebrada com sensibilidade e profundidade.
"Uma mulher se aproxima dos quarenta anos e se depara com questões que definirão o seu futuro. Entre elas, um dilema: haverá espaço numa só vida para se dedicar à criação de um filho e à criação artística? Neste romance híbrido, Julia Dantas constrói um jogo duplo, no qual a ideia de ter um filho interfere nas ambições artísticas de uma escritora ao mesmo tempo em que o desejo de viver da arte afeta suas possíveis ambições maternas"
A obra explora os conflitos existenciais e práticos dessa escolha, abordando os receios relacionados à maternidade e apresentando uma narradora cuja mente oscila entre a lucidez afiada e o delírio, em um fluxo constante de seriedade e humor. É um livro potente sobre ambição, maternidade e as complexidades de ser mulher em uma sociedade com expectativas conflitantes.
Na categoria não-ficção:
DA SEMPRE TUA por Claudia Tajes e Diana Corso
"É uma correspondência entre C. e D., personagens da escritora Claudia Tajes e da psicanalista Diana Corso ― que ora coincidem, ora se diferenciam das autoras. As duas embarcam numa conversa franca, carinhosa e bem-humorada em que relembram pequenas tragédias, exorcizam dramas e riem de si mesmas"
As cartas revelam uma intima relação da experiencia compartilhada de ser mulher entre as duas personagens. Misturando relato pessoal e toques de ficção, as amigas abordam temas da meia-idade feminina como culpa, envelhecimento, neuroses e, principalmente, a força e a importância da amizade entre mulheres. O livro é uma celebração afetuosa e honesta dos vínculos femininos e dos desafios da vida adulta.
Venha visitar a nossa biblioteca para pegar emprestado ou consultar os livros de Julia Dantas, José Falero, Claudia Tajes e Diana Corso! Os vencedores do prêmio serão anunciados no dia 13 de novembro, durante a Feira do Livro de Porto Alegre.
Além destes, temos um vasto acervo esperando por você. A leitura é um convite para outros mundos, e a nossa biblioteca é a porta de entrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário