quinta-feira, 28 de abril de 2011

NOVAS AQUISIÇÕES - ABRIL/2011

1961 - Que as armas não falem

Em agosto de 1961, com sete meses já cumpridos de seu governo, Jânio Quadros renunciou em meio a uma crise que não parecia insolúvel como a que, havia exatos sete anos, encerrara tragicamente o governo Getúlio Vargas. Jânio foi embora de repente, queixando-se das 'forças terríveis' que tolhiam o governo. João Goulart, o vice-presidente, estava em missão oficial do outro lado do mundo, na China. Se continuasse e chegasse, o que aconteceria? Seria empossado presidente? Seria preso? O governador gaúcho Leonel Brizola, cunhado de Goulart, exortou os brasileiros a resistir ao golpe que se desenhava - e o fez com metralhadora a tiracolo. A história desses dias nervosos, de uma crise institucional que era herança de outra (a de Getúlio) e que poucos anos passados resultaria em longa ditadura militar, é contada aqui em seus lances dramáticos.




 Aprendendo a pensar com a sociologia


Partindo de aspectos aparentemente comuns da vida - amor, atos de consumo, trabalho, lazer, religião -, Bauman e May escreveram esse livro com o objetivo de ajudar as pessoas a entender suas vivências individuais e com os outros. Revelam como a sociologia fornece observações sobre experiências e mostram as implicações de atos sobre a maneira a existência humana é conduzida. A edição original, publicada nos Estados Unidos em 1990, foi revista pelos autores e inclui temas como corpo, intimidade, tempo, espaço, desordem, risco, globalização, identidade e novas tecnologias. Cada capítulo aborda problemas que constituem parte da vida cotidiana, dilemas e escolhas com os quais o leitor se depara, mas não chegamos a refletir. 




 Capitalismo parasitário e outros temas contemporâneos

Intérprete perspicaz da realidade, Bauman lança su olhar crítico sobre temas variados do mundo contemporâneo: cartões de crédito, anorexia, bulimia, a crise financeira de 2009 e suas possíveis soluções, a inutilidade da educação nos moldes atuais, a cultura como balcão de mercadorias, etc.
Capitalismo parasitário condensa em poucas palavras o universo de problemas mais pungentes da nossa vida cotidiana - e o pensamento mais brilhante desse sociólogo cujas ideias orientam e iluminam nossa compreensão da atualidade.

Zygmunt Bauman participará do Fronteiras do Pensamento (08/08/2011) através de uma entrevista exclusiva gravada na Inglaterra


 Contra um mundo melhor : ensaios do afeto

Neste livro, o filósofo Luiz Felipe Pondé tira a filosofia da sala de aula para debatê-la em praça pública e chacoalhar os leitores, libertando-os da apatia e da neutralidade. Os ensaios reúnem temas variados como a relação entre homens e mulheres; memórias da infância; fracasso; dinheiro; egoísmo e humildade. Fiel ao seu estilo contundente, o autor recusa lugares-comuns e uma postura conformista.


Pondé esteve em Porto Alegre (11/07/2011) no Fronteiras do Pensamento








A Virada cultural : reflexões sobre o pós-moderno
Este livro reúne alguns dos mais importantes artigos de Jameson sobre os Estudos Culturais e resume o pensamento do autor, atualmente um dos críticos marxistas mais respeitados no mundo. Um guia de referência indispensável, mesmo para os maiores conhecedores do pós-modernismo. 


F. Jameson estará em Porto Alegre (23/05/2011) no Fronteiras do Pensamento




As consolações da filosofia


"A Filosofia serve de antídoto contra a tristeza." A frase de Cioran, em Silogismos da amargura, enuncia uma verdade que os antigos já conheciam: diante das contrariedades e dos inconvenientes da existência, a filosofia pode agir como uma medicina para a alma. Em As Consolações da filosofia, Alain de Botton perfila seis filósofos e os confronta com diversos males da vida - pois o mal de existir se conjuga de variadas maneiras: mal do dinheiro, mal do amor, mal do corpo... Sócrates, Epicuro, Sêneca, Montaigne, Schopenhauer e Nietzsche indicam: para essas agruras vitais, o remédio pode ser insubstancial, filosófico.

Alain de Botton estará em Porto Alegre (21/11/2011) no Fronteiras do Pensamento



 Lobão 50 anos a mil



'50 anos a mil' é a autobiografia de Lobão, que conta neste volume ilustrado, a história do menino que queria ser jogador de futebol e acabou entrando para o cenário do Rock brasileiro. As músicas, os amigos, as confusões com a polícia - o grande lobo não poupa nada nem ninguém.




Andy Warhol : o gênio do pop
Esse livro conta a história da legendária Factory, espécie de ateliê do precursos da art pop que, na década de 1960, recebeu alguns dos nomes que estavam revolucionando a cultura norte-americana. Composto a partir  de depoimentos, cartas, bilhetes e documentos pessoais, descreve a enorme constelação de pessoas que estiveram presentes na vida de Andy Warhol. Escrito a quatro mãos por dois expoentes do jornalismo cultural americano, reconstitui com primor aquela década, no centro da efervescência artística nova-iorquina do pós-guerra. Um cenário de dramas pessoais, tragédias e muitas reviravoltas. Tempo e espaço em que imperaram a criatividade e o talento artístico, e em cujo centro Andy Warhol revelou-se um dos grandes gênios da arte contemporânea.


O Clube do tricô
Georgia Walker é mãe solteira e dona da Walker and Daughter, uma loja de produtos para tricô situada na sobreloja de um prédio antigo do Upper West Side. O que começou como uma série de encomendas de suéteres e cachecóis acabou se tornando a loja-sensação da temporada e a Meca de tricoteiras de todas as idades e níveis de habilidade com as agulhas. A fim de atender as clientes que às vezes estendiam a visita à loja para mostrar o andamento de uma nova peça ou aprender um ponto particularmente difícil, Georgia aceita recebê-las uma vez por semana para aulas de tricô. Com o tempo, essas mulheres formam um laço, tornando-se grandes amigas. Quando tudo parece bem, o passado de Georgia ameaça trazer o caos de volta à sua vida. James, o homem por quem ela foi perdidamente apaixonada e que a abandonou pra viver com outra mulher em Paris, está de volta. 


Em torno de Marx

O pensamento de Marx está sendo submetido a uma severa revisão. Os que usam as ideias do mestre, ou simpatizam com elas, vêm manifestando certa preplexidade. O marxismo morreu? Se ainda está vivo, onde se acham seus centros de elaboração teórica mais influentes? O Livro está dividido em três partes: a primeira explora o tema da moral e da religião, da história e da dialética, passando pelo da morte, sempre dialogando em torno de Marx. A segunda abre espaço para reflexões sobre Adorno, Marcuse, Sartre, Benjamin, Luckács e Gramsci. A terceira parte retoma formulações sobre o marxismo brasileiro nas primeiras décadas da República, mostrando também, como contraponto, um pouco da cara de nossa direita.





 Sobre o suicídio

 Em 'Sobre o suicídio' Marx trata da esfera da vida privada, das angústias da existência mediada pela propriedade e pelas relações de classe, e antecipa temas como o direito ao aborto, o feminismo e a opressão familiar na sociedade capitalista. Diferente também na sua origem, o texto tem por base uma tradução comentada de passagens de 'Du suicide et ses causes', um capítulo das memórias de Jacques Peuchet, diretor dos Arquivos da Polícia de Paris durante o período da Restauração, que se torna uma espécie de 'co-autor' desta obra.  Analisa o suicídio como expressão extrema de uma sociedade doente, de um sistema que necessita de uma transformação radical para resolver não só as questões do campo da política e da economia, mas também as opressões nas relações sociais e o mal-estar dos indivíduos. 


A História da destruição cultural da América Latina



A história da destruição cultural da América Latina' é uma investigação sobre como os bens culturais, as tradições e os costumes dos povos de nativos foram saqueados ou aniquilados. Para construir um novo mundo, destruiu-se o antes na região, e Báez mostra como esse processo de sucateamento da cultura - definido por ele como genocídio cultural e etnocídio - foi realizado. 




Mercado financeiro e de capitais

'Mercado financeiro e de capitais' traz os aspectos históricos e modernos da área, com uso de diversos elementos didáticos e casos reais. Além de abordar o mercado de créditos de carbono, o livro apresenta - Mercados monetário e de crédito; Mercados de capitais e cambial; Mercados de renda fixa e variável; Mercado de derivados; Produtos financeiros, como Certificados de Depósito Bancário (CDB), caderneta de poupança e hotmoney, entre outros. 


A Doutrina do choque : a ascensão do capitalismo de desastre

Sob a "doutrina do choque", o medo e o desespero se transformam em oportunidade de ganhar dinheiro. Das técnicas de tortura usadas pela CIA desde os anos 1950 à instalação de resorts de luxo nas praias da Tailândia devastadas pelo tsunami , Naomi Klein mostra a lógica perversa de um sistema orientado pela busca do lucro. Um sistema que não produz diretamente as tragédias naturais, mas que não tarda em incorporá-las em sua agenda de negócios. Ao misturar depoimentos pessoais a uma análise histórica consistente do último meio século, a autora constrói um livro indispensável para entender o nosso mundo.



Onde termina o rio

Doss Michaels nasceu e cresceu num parque de caravanas e hoje tenta sobreviver como pintor. Abigail Coleman é a única e bela filha do mais poderoso senador da Carolina do Sul. Um único encontro é suficiente para os dois perceberem que querem ficar juntos para sempre. Casam-se rapidamente  - em segredo. Contudo, após 14 anos de união, Abbie enfrenta uma doença terminal. Sempre a seu lado, Doss trava com a esposa uma terrível batalha pela vida. 



Mil dias na Toscana
Há alguns anos, quando se conheceram, Marlena e Fernando se apaixonaram à primeira vista e começaram a viver uma história de amor que mais parecia um conto de fadas. Agora, decidem que chegou o momento de dar adeus a Veneza, onde tudo começou, e partem em busca de uma vida mais tranquila. 
Ambientado num dos lugares mais bonitos do planeta, Mil dias na Toscana é uma história sobre um estilo de vida simples, doces paixões, amizades e refeições compartilhadas. E, acima de tudo, é uma história de amor verdadeiro - um amor que não tem idade nem fim.


 O Clube do biscoito

Todos os anos, na primeira segunda-feira de dezembro, Marnie e suas doze amigas mais íntimas se reúnem para uma festa, trazendo um montão de biscoitos caseiros lindamente embrulhados. Além dos biscoitos, todas devem comparecer com quitutes, vinho e, lógico, muitas e deliciosas histórias.
O Clube dos biscoitos fala dde caminhos percorridos, da absoluta alegria de viver e amar - apesar das decisões das quais nos arrependemos - das escolhas difíceis, das reparações que temos que fazer e dos sacrifícios ao longo da jormnada. Em última análise, é a história de todas as mulheres.


O Milagre



Jeremy Marsh precisa fazer uma escolha difícil: voltar para a vida que conhece ou fazer algo que nunca fez antes - deixar-se levar pela paixão? Falando dos riscos que devemos correr e dos caminhos ditados pelo coração, O milagre fará com que você também acredite no amor.


 


 Ame o que é seu

O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mútua e o quanto um desperta o melhor do outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, aquele que partiu seu coração sem se explicar, aquele que ela não conseguiu esquecer. Quando o reaparecimento dele desperta sentimentos há muito adormecidos, Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário