EM DEFESA DAS CAUSAS PERDIDAS
Slavoj Zizek investiga nesta obra o cerne das chamadas políticas totalitárias do passado. A fim de examinar os dilemas e propor alternativas, coloca-se como observador da história para, calcado nas bases teóricas críticas da psicanálise e do marxismo, resgatar o que ainda pode-se aprender com as chamadas 'causas perdidas'.
AMOR LÍQUIDO : SOBRE A FRAGILIDADE DOS LAÇOS HUMANOS
A modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos - um amor líquido. A insegurança inspirada por essa condição estimula desejos conflitantes de estreitar esses laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos. Zygmunt Bauman radiografa esse amor, tanto nos relacionamentos pessoais e familiares quanto no convívio social com estranhos. Com a percepção fina e apurada de sempre, busca esclarecer, registrar e apreender de que forma o homem sem vínculos - figura central dos tempos modernos - se conecta.
BORRALHEIRO : MINHA VIAGEM PELA CASA
Borralheiro é o novo homem do lar, aquele que não tem vergonha de sua sensibilidade, que cuida dos filhos e pensa no jantar, que é romântico e adora lojas, que pede desculpa com o riso e se orgulha da própria carência. Diante de sua mulher, não resiste e pergunta, a todo momento, o que ela está pensando e o que está fazendo. A maior viagem pode ser pela casa.
A RIQUEZA DO MUNDO
Esta obra é um ensaio sobre a existência onde a autora procura falar daquilo que as pessoas conquistaram ou o que lhes foi concedido - os delírios da arte, as aventuras da ciência, os campos lavrados, os mares e os céus. Ela aborda também o que as pessoas desperdiçam ou matam, da pobreza advinda do desinteresse, entre outros.
A CAMAREIRA
Lynn Zapatek vive desconectada do mundo. Trabalha no Hotel Eden, recolhendo toalhas sujas no chão, limpando vasos e banheiras, organizando quartos enquanto os hóspedes estão fora. Somente por meio dos objetos e pertences de desconhecidos é que ela consegue participar do jogo da vida. Um dia, em meio a devaneios voyeurísticos, o hóspede do quarto 303 retorna. Lynn se esconde embaixo da cama. Uma nova possibilidade se abre para a sua existência: A partir de então, todas as terças-feiras ela vai se refugiar embaixo da cama de um hóspede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário