terça-feira, 26 de julho de 2011

AQUISIÇÕES JULHO/2011

O LIVRO NA ERA DIGITAL

Acredita-se que as emergentes mídias digitais estão influenciando diretamente no tempo dos consumidores modernos e transformando o hábito da leitura em todo o mundo. O texto não é mais lido apenas sob a forma impressa em papel. O texto também está onipresente em uma miríade de suportes suspensos e em uma diversidade de aparelhos tecnológicos, móveis e de comunicação. Uma série de meios, como Kindle da Amazon, o iPhone e iPad da Apple, o Nook da Barnes and Noble, o Google Books, entre outros canais ou plataformas, promete transformar a realidade dos livros através de uma convergência digital e cultural sem precedentes.


 NÃO CONTEM COM O FIM DO LIVRO

Umberto Eco e Jean Claude-Carrière, apresentam uma discussão sobre a história e o futuro dos livros. Ao percorrerem cinco mil anos de existência dos impressos, os autores defendem a imortalidade do objeto como o conhecemos, apesar dos e-readers e da internet.







 VOZES DA LEGALIDADE

No final de agosto de 1961, há 50 anos, começou em Porto Alegre uma primavera da liberdade. O governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, comandou a resistência ao golpe contra Jango. Requisitou a Rádio Guaíba, formou a Rede da Legalidade, distribuiu armas, mobilizou a população e, com discursos inflamados, garantiu a volta de Jango da China. Este livro é uma história de muitas vozes, vozes da Legalidade e da ilegalidade, a voz de Brizola, em tom maior, a voz de Jango, buscando uma solução pacífica, a voz de Carlos Lacerda, governador da Guanabara, o Corvo, o eterno golpista, incendiando o ânimo dos militares contra João Goulart, a voz do general Machado Lopes, comandante do III Exército, sediado em Porto Alegre, a voz do ministro da Guerra, Odylio Denys, entre outros...


 O QUE É MEU É SEU : COMO O CONSUMO COLABORATIVO VAI MUDAR O NOSSO MUNDO

Inspirado na filosofia do compartilhamento de sites como Wikipedia, Twitter e Flickr e mercados de trocas como eBay e Craigslist, a obra pretende argumentar que o consumo colaborativo promove o surgimento de redes de empréstimos, de compartilhamento de automóveis, e até de aluguel de uma cama em um apartamento. O presente livro procura mostrar ainda como as pessoas estão economizando dinheiro, tempo, espaço, levando-as, segundo os autores, a construir relações mais próximas e a passar de consumidores passivos a colaboradores ativos, conseguindo também ganhar dinheiro com isso.


 A GUERRA DOS TRONOS 

Em 'A Guerra dos Tronos', o primeiro livro da série 'As Crônicas de Gelo e Fogo', George R. R. Martin traz uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal - a guerra dos tronos. Mistérios, intrigas, romances e aventuras ilustram as páginas deste livro.





 TÓQUIO PROÍBIDA

Numa narrativa verídica que nada deve aos thrillers policiais e aos grandes filmes de máfia, um repórter  relata os doze anos que passou trabalhando nas páginas policiais do "Yomiuri Shimbun", o célebre jornal de Tóquio. Em meio  a criminosos, policiais e colegas inescrupulosos, Jake Adelstein examina o funcionamento da "Yakuza", a máfia japonesa, descrevendo numa prosa cortante suas engrenagens e motivações, e revelando uma Tóquio desconhecida, soturna e ameaçadora.





EXISTEM CROCODILOS NO MAR

Parece ficção, mas esta é  história verídica de Enaiatollah Akbari, um menino afegão que foi abandonado pela mãe numa cidade nova, num país estranho, aos dez anos de idade. Sair do Afeganistão era sua única esperança de sobrevivência. Akbari deixou a escola e as brincadeiras infantis para embarcar numa odisseia por dois continentes. A obra reflete a geografia árida do preconceito, constituindo um relato pessoal de acontecimentos dramáticos, amizades verdadeiras e sonhos singelos de um menino que só queria ter uma vida normal.




FELIZ POR NADA

O presente livro apresenta uma coletânea de mais de 80 crônicas. A autora visa a materializar as angústias e os anseios da sociedade, abordando temas diversos e cotidianos, incluindo questões consideradas universais, como o amor, a família, a amizade, a mulher, entre outros temas.



 



 O LONGO SÉCULO XX

O autor parte da configuração atual do sistema internacional de poder, fazendo uma profunda incursão histórica - discutindo os modelos propostos por Marx, Weber, Schumpeter, Braudel e outros autores - e volta para os dias de hoje, imaginando um leque de alternativas. O estudo das estruturas e agentes que moldaram o curso da história moderna permite a identificação de quatro 'séculos longos'. Estes períodos, de mais de cem anos, parcialmente superpostos, continuando Braudel, propõe como unidades temporais básicas para a análise dos processos mundiais de acumulação de capital. 



 IDENTIDADE ROUBADA

Era para ser um dia como outro qualquer na vida da corretora de imóveis Annie O'Sullivan. Ela levanta da cama com três objetivos: vender uma casa, fazer as pazes com a mãe e não se atrasar para o jantar com o namorado. O inferno está apenas começando. Sequestrada por um psicopata, Annie fica presa durante um ano inteiro em um chalé nas montanhas, onde vive um pesadelo que deixará marcas profundas. Construído de maneira extremamente original, Identidade roubada é o relato visceral que Annie faz à sua terapeuta dos 365 dias em que ficou à mercê do homem a quem chamava de Maníaco.





UMA SEGUNDA CHANCE

Uma envolvente história de dois lutadores - um homem e um cachorro - que tentam deixar suas batalhas para trás e acabam encontrando um no outro o caminho para a própria salvação. Uma segunda chance fala de perdas e fracassos, de perdão e redenção. A autora aborda de forma leve e divertida nossa necessidade intrínseca de dar e receber amor.






COOJORNAL : UM JORNAL DE JORNALISTAS SOB O REGIME MILITAR

A obra apresenta uma seleção de reportagens, entrevistas e peças de humor publicadas no Coojornal, que mostram um país lutando para reconquistar a democracia. Acompanha o livro um documentário em que vários integrantes da Cooperativa relatam esta experiência jornalística.








 PORTO ALEGRE : A MODERNIDADE SUSPENSA



Adeli Sell, neste livro instigante, aponta caminhos e enriquece o debate sobre a cidade como espaço de convivência e sua vocação de grande metrópole. Nessas reflexões sobre a cidade, Adeli Sell mostra a necessidade de um projeto para Porto Alegre e, principalmente, parodiando o título do escritor francês Marcel Proust: que é preciso ir em busca do tempo perdido. 










 O GUARDIÃO DOS LIVROS


Uma escrava muda conta um segredo guardado durante 200 anos; um escravo apaixona-se por quem não deve; uma carioca leva um português a descobrir as delícias do sexo; um cientista judeu a quem são confiados dois livros raros naufraga nas ilhas Malvinas. Estas são algumas das personagens deste romance, que narra a vida de Luís Joaquim dos Santos Marrocos, um bibliotecário hipocondríaco que, em 1811, atravessa o Atlântico rumo ao Brasil acompanhado por 76 caixotes cujo conteúdo era verdadeiramente precioso; no seu interior seguia a Real Biblioteca do Palácio de Ajuda, inicialmente esquecida no cais de Belém quando da saída apressada da Corte portuguesa para o Brasil em 1808.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário