ESTADO E FORMA POLÍTICA
Estado e forma política, do jurista e filósofo do direito Alysson
Leandro Mascaro, modifica o estudo da teoria do Estado e da ciência
política. Mascaro, professor da Universidade de São Paulo e do
Mackenzie, rompe com as visões que dominam a leitura sobre o Estado e a
política na atualidade e estabelece um campo original de análise
científica. Ele sustenta sua análise do Estado nas categorias
fundamentais da reprodução capitalista, como a mercadoria. Marx disse
que o segredo da mercadoria não reside em algum conteúdo escondido sob
sua forma, mas em sua própria forma. O livro de Mascaro foca-se
precisamente nesta dimensão crucial. É um trabalho que fornece a
estrutura conceitual básica para lidar com o assunto Estado. Um trabalho histórico que mudará todo o seu campo de estudo e estabelecerá seus próprios padrões! - segundo Slavoj Zizek.
ATÉ O ÚLTIMO HOMEM : VISÕES CARIOCAS DA ADMINISTRAÇÃO ARMADA DA VIDA SOCIAL
Unidade de Porrada em Preto. É assim que movimentos sociais e lideranças faveladas mais combativas têm se referido às UPPs. As Unidades de Polícia Pacificadoras são, na prática, ocupações territoriais armadas. Essas ocupações, nem é preciso dizer, acontecem em favelas. Nelas moram os pretos e pobres, condenados sem julgamento por sua condição de classe e por sua cor. Um dos argumentos dos que apoiam as UPPs é o da redução da letalidade. Afinal, faz diferença na vida do morador da favela não ver mais o caveirão atirando em todas as direções. Afinal, faz diferença saber que seus entes queridos voltarão para casa vivos. Afinal, a situação anterior era pior. Afinal.
No mundo real, UPP significa não ter mais o baile funk, diversão barata, acessível para a juventude favelada. UPP quer dizer também que você precisa "estar bem na fita" com a autoridade policial para poder realizar eventos culturais, públicos ou privados. UPP também pode querer dizer que, se você reclamar seus direitos, pode ser preso por "desacato à autoridade".
Mas o corpo está vivo. E estará a salvo. Pronto para cumprir rotinas exaustivas de trabalho precarizado. Firme para honrar os novos compromissos financeiros que a bandeira da legalização traz para as favelas. Íntegro para assinar contrato com a NET, abrir conta no Santander e pagar crediário nas Casas Bahia. O corpo vivo pode também bater tambor ou tocar violino, dependendo das ONGs que se oferecerem para complementar pela cultura a pacificação das armas. Pulsando no ritmo dos megaeventos, da especulação imobiliária, da cidade-negócio.
Também chamam de UPP, Unidades de Poesia Preta, as resistências que, com arte e criatividade, recusam a paz sem voz e reinventam uma história que está longe do fim. Quem viver verá. (Adriana Facina)
O QUE EU AMAVA
Em 1975, o historiador de arte Leo Hertzberg descobre, numa galeria do Soho, em Nova York, uma pintura assinada por um autor desconhecido, William Wechsler. Ele compra o quadro e vai atrás do artista que o pintou. É o início de uma amizade que irá se estender pelo resto de suas vidas.
A história de Leo, contada 25 anos depois daquele encontro, retraça o crescente envolvimento afetivo entre o crítico e o artista, os anos felizes em que moraram no mesmo prédio, assistiram ao nascimento dos respectivos filhos, deividiram, enfim, uma vida repleta de literatura, arte e harmonia. Pleo menos até o dia em que os laços que uniam as duas famílias são abalados - primeiro por uma tragédia e depois por uma monstruosa descoberta que secretamente vai consolidando página após página. Com uma narrativa envolvente e poderosa, além de um olhar arguto para os detalhes íntimos da alma, Sir Hustvest expõe o desespero de um homem buscando dar sentido a tudo aquilo que de mais precioso já possuiu na vida.
Adquirido com verba das multas
ALTA TENSÃO
Uma mensagem anônima deixada no Facebook da ex-estrela do tênis Suzze T. põe em dúvida a paternidade de seu filho. Grávida de oito meses, ela pede a ajuda de seu agente e amigo Myron Bolitar para descobrir o responsável por essa intriga e trazer de volta seu marido, o astro do rock Lex Ryder, que saiu de casa depois de ler o texto. Descobrir o paradeiro de Lex não é tarefa difícil para um ex-agente do FBI. Mas, na mesma boate onde o encontra, Myron é surpreendido ao ver Kitty, a mulher que fugiu com seu irmão, Brad, e o afastou para sempre da família. Tentando ajudar a amiga e reencontrar o irmão mais novo, Myron se vê preso numa rede de segredos obscuros que põe em risco as pessoas que ele mais ama.
Doação de Cândida Regina Marques Cardoso (Bco. do Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário