terça-feira, 26 de maio de 2015

AQUISIÇÕES & DOAÇÕES - MAIO/2015

SUBMISSÃO

Uma fábula política e moral surpreendente, "Submissão" é o romance mais visionário e simultaneamente mais realista de Michel Houellebecq. Paris, 2022: François, investigador universitário, cumpre desapaixonadamente o ofício do ensino enquanto leva uma vida calma e impermeável a grandes dramas, uma rotina de quarentão apenas ocasionalmente inflamada pelos relacionamentos passageiros com mulheres cada vez mais jovens. É também com indiferença que vai acompanhando os acontecimentos políticos do seu país. Às portas das eleições presidenciais, França está dividida. O recém-criado partido da Fraternidade Muçulmana conquista cada vez mais simpatizantes, graças ao seu carismático líder, numa disputa directa com a Frente Nacional. O país obcecado por reality shows e celebridades acorda por fim e toma de assalto as ruas de Paris: somam-se os tumultos, os carros incendiados, as mesas de voto destruídas. Afastado da universidade pela nova direcção, deprimido, François retira-se no campo, onde espera deixar de sentir as ondas de choque da capital. Regressa a Paris poucos dias depois do desfecho eleitoral e encontra um país que já não reconhece. É tempo de questionar-se sobre se deve e pode submeter-se à nova ordem. "Submissão" convida a uma reflexão sobre o convívio e conflito entre culturas e religiões, sobre a relação entre Ocidente e Oriente, sobre a relação entre cidadãos e instituições. Um romance que, como é habitual na obra do autor, adianta-se ao seu tempo e coloca questões prementes, hoje mais relevantes do que nunca. Michel Houellebecq confirma-se nestas páginas como um pensador temerário, capaz de detectar as grandes tensões do nosso tempo, interpretando-as com lúcida ironia. 




 TREM NOTURNO PARA LISBOA

Fenômeno editorial na Europa, onde vendeu mais de 2,5 milhões de exemplares desde que foi publicado em 2004, o romance "Trem noturno Para Lisboa" narra a história de Raimund Gregorius – professor de línguas clássicas que decide abandonar trinta anos de uma vida previsível e sair de Berna para Lisboa. Antes ele encontra o livro do autor português Amadeu de Prado, Um ourives das palavras, que orienta toda a narrativa de Pascal Mercier. O protagonista refaz os passos de Prado e descobre nele um médico e poeta admirável que lutou contra a ditadura de Salazar. No percurso, o leitor é conduzido a vários mundos, inquietações e transcendências.





 NAVEGUE A LÁGRIMA

Uma casa de praia, num idílico balneário no Uruguai, é o cenário de duas histórias de amor e perdas, separadas no tempo. Consumida pelo luto, a editora Heloísa escolhe se afastar da cidade onde morava e levar uma vida de isolamento na residência de veraneio que pertenceu a Laura Berman, uma escritora consagrada. Entre muitos drinques, cercada de pertences e memórias dos antigos moradores, Heloísa começa a ser visitada pelas lembranças guardadas entre aquelas quatro paredes: a correria de crianças, dias de sol preguiçosamente passados à beira da piscina, o romance terno de Laura e seu marido Leon. Se é delírio ou magia, a nova moradora não consegue distinguir. Aos poucos, enquanto revira baús, ela mergulha no universo conflituoso da escritora, descobre pequenas traições cotidianas e o inexorável desgaste realizado pela passagem do tempo nas relações mais sólidas. Essa compreensão permite que, lentamente, Heloísa consiga enfrentar seus próprios fantasmas e desvelar a história de uma grande paixão.



 DO VINIL AO DOWNLOAD


Testemunha ocular do Dia D, desertor da Guerra na Argélia, confeiteiro em Paris, executivo da Odeon, Phonogram e WEA, pioneiro na iniciativa de análises qualitativas de mercado, negociador da libertação do publicitário Washington Olivetto. A autobiografia de André Midani é mais do que um depoimento de quem desde a década de 50 observa sob um ângulo privilegiado os bastidores do mercado musical brasileiro. Além de viver alguns dos grandes momentos da história, Midani participou ativamente do nascimento da Bossa Nova, da Tropicália e do rock nacional, dos grandes festivais de música e das fantásticas jogadas de marketing das gravadoras para projetar seus ídolos.



 É ISTO UM HOMEM?

A memória é testemunha e não juiz nesta obra-prima do escritor italiano Primo Levi (1919-1987). Em "É isto um homem?", Levi conta seu sofrimento num lager, campo de extermínio, sem contudo apiedar-se do seu destino, ou tentar vingar-se, aproveitando-se do distanciamento seguro da narração. Deportado para Auschwitz em 1944, o escritor foi um dos três judeus, em 650 companheiros de infortúnio, a sobreviver, retornando à Itália e a seu trabalho de químico em 1945. O desejo de melhor compreender esta terrível experiência, no entanto, o impulsionou a escrever nove relatos, entre ensaios, poemas e justamente "É isto um homem?".  A precisão da linguagem de Levi, que recusa descrições minuciosas, preferindo entender estados de espírito, sua vivência original e sua firmeza pessoal fazem desta obra uma leitura da qual é impossível se escapar ileso. "É isto um homem?" é um libelo contra a morte moral do indivíduo. Contra o homem que se deixou desumanizar.



FINANÇAS PESSOAIS : O QUE FAZER COM MEU DINHEIRO

Marcia Dessen vai direto ao ponto quando o assunto é dinheiro. Seu olhar experiente e aguçado ensina a vencer o tabu página a página, dia a dia. O segredo, explica, é entender o verdadeiro valor de nossos recursos e fazer a escolha certa. Com um texto simples, prático e objetivo, aliado à experiência de mais de duas décadas em instituições financeiras, a autora delineia neste livro - resultado de mais de quatro anos de publicações semanais de sucesso na Folha de S.Paulo - cada etapa da vida financeira, demonstrando como planejar, investir, reverter dificuldades financeiras e pensar no futuro sem sacrificar tranquilidade, segurança e bem-estar. Seja qual for a sua relação com o dinheiro, este livro terá algo a acrescentar.
Obs.: Doação prof. Celso Afonso Monteiro Pudwell




 O CÓDIGO VERMELHO

"O Código Vermelho" cria um mundo onde os heróis não conseguem fazer nada sem a ajuda dos loucos, e os mortos são os mais perigosos de todos. Mensagens bizarras e codificadas, encontradas em dois cadáveres em Móbile, no Alabama, lançam o novato detetive Carson Ryder e o veterano policial Harry Nautilus numa busca desesperada atrás de um misterioso assassino. O aparecimento de mais corpos obriga Ryder a voltar ao aterrador passado de sua família, tentando conseguir ajuda do seu irmão, um psicopata violento e sarcástico, condenado por crimes igualmente hediondos. Em pouco tempo, temores e pesadelos do passado, e descobre que a próxima vítima é alguém que ele conhece. 
Obs.: Doação Jairo Delanor dos Santos



LUEJI, O NASCIMENTO DE UM IMPÉRIO

Em "Lueji, o nascimento de um império", o autor constrói uma narrativa revelando a história de duas mulheres, Lu e Lueji, personagens separadas uma da outra por 400 anos, mas unidas numa mesma trajetória - o confronto com o mundo e a busca por identidade. É por meio dessa interesecção, que extrapola os próprios limites do tempo na prosa, que o autor tece a História de Angola. E as lacunas deixadas pelo mito, pelo saber colonial e pela tradição oral são preenchidas pela fascinante ficção de Pepetela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário