terça-feira, 30 de junho de 2015

AQUISIÇÕES & DOAÇÕES - JUNHO/2015


 CARTAS EXTRAORDINÁRIAS: A CORRESPONDÊNCIA INESQUECÍVEL DE PESSOAS NOTÁVEIS

Do comovente bilhete suicida de Virginia Woolf à receita que a Rainha Elizabeth II enviou ao presidente americano Eisenhower; do pedido especial que Fidel Castro, aos catorze anos, faz a Franklin D. Roosevelt, à carta em que Gandhi suplica a Hitler que tenha calma; e da bela carta em que Iggy Pop dá conselhos a uma fã atormentada ao genial pedido de emprego de Leonardo da Vinci — "Cartas extraordinárias" é uma celebração do poder da correspondência escrita, que captura o humor, a seriedade e o brilhantismo que fazem parte da vida de todos nós. Esta coletânea de mais de 125 cartas oferece um olhar inédito sobre os eventos e as pessoas notáveis da nossa história. O livro reproduz a maior parte dos fac-símiles das missivas, com sua transcrição e uma breve contextualização, além de ser ricamente ilustrado com fotografias e documentos.   






ELIS REGINA - NADA SERÁ COMO ANTES
  
O Livro "Elis Regina - Nada Será Como Antes", escrito pelo jornalista Julio Maria, repórter do jornal O Estado de S. Paulo, traz a história da maior cantora do País. Narra a vida de Elis desde seus primeiros dias em Porto Alegre, quando cantava "Fascinação" ao lado das amigas nas escadarias de um colégio, até sua despedida trágica, aos 36 anos, quando estava prestes a, de novo, mudar tudo em sua vida. Ao todo foram quatro anos de entrevistas e pesquisas em arquivos. A ideia de escrever a biografia surgiu por meio de um convite da editora ao jornalista Julio Maria. No começo, o perfil do livro era uma homenagem, mas conforme Julio foi descobrindo mais histórias e avançando nas entrevistas, viu que havia muito mais o que contar. Pessoas importantes que até então nunca haviam se pronunciado – como dezenas de músicos que tocaram com ela. 






MERCADO FINANCEIRO: PRODUTOS E SERVIÇOS

Esta obra é um verdadeiro manual, que vai ajudar o leitor a conhecer os diversos tipos de produtos e serviços oferecidos nos mercados financeiros, de capitais e derivativos, e prepará-lo para entender as melhores opções de investimento.



Obs.: Doação prof. Celso Afonso Monteiro Pudwell




SEM MEDO DO DEDO: TUDO QUE O HOMEM DEVE SABER SOBRE A PRÓSTATA

Obra idealizada para contribuir com a prevenção das doenças da próstata. Com informações científicas detalhadas e apresentadas em linguagem simples e didática, e muitas ilustrações, "SEM MEDO DO DEDO" informa, esclarece e educa, buscando resgatar e manter a qualidade de vida dos homens. Em sete capítulos, o livro detalha a consulta com o urologista, explica o que é a próstata, PSA, biópsia e as doenças (prostatites, hiperplasia benigna e o câncer) e traz o depoimento de um paciente curado.  

Obs.: Doação de Elisabeth Brentano (Banrisul)






         A BALADA DE ADAM HENRY

A personagem central é Fiona Maye, uma juíza do Tribunal Superior especialista em Direito da Família. Ela é conhecida pela "imparcialidade divina e inteligência diabólica", na definição de um colega de magistratura. Mas seu sucesso profissional esconde fracassos na vida privada. Prestes a completar sessenta anos, ela ainda se arrepende de não ter tido filhos e vê seu casamento desmoronar. Assim que seu marido faz as malas e sai de casa, Fiona tem de lidar com o caso de um garoto de dezessete anos chamado Adam Henry. Ele sofre de leucemia e depende de uma transfusão de sangue para sobreviver. Seus familiares, contudo, são Testemunhas de Jeová e resistem ao procedimento. O dilema não se resume à decisão judicial. Como nos demais casos que julga, Fiona argumenta com brilho em favor do racionalismo e repele os arroubos do fervor religioso. Mas Adam se insinua de modo inesperado na vida da juíza. Revela-se um garoto culto e sensível e lhe dedica um poema incisivo: "A balada de Adam Henry".  Os sentimentos despertados pelo garoto a surpreendem e incomodam. A crise doméstica e o envolvimento emocional com Adam - que oscila entre a maternidade reprimida e o desejo sexual - desarrumam sua trajetória de vida exemplar, trilhada com disciplina espartana desde a infância.





  RESPEITÁVEL PÚBLICO 

Teodoro Alegria governa a cidade de Galateia a fogo e favores. Entre os ofícios pouco urgentes e a fome intratável, com a esposa e a filha tranquilas e um tanto tristes, ele vive como acha que deve ser. Eis que chega o Holywood, pobre na estrutura, rico na extravagância. O trapezista com olhos cor de púrpura, a cigana com aroma de sândalo, o dono do circo com dentes de ouro — todos dispostos a oferecer ao respeitável público um espetáculo com tradição e grandeza. No dia da estreia, uma força inexplicável surge como ameaça ao poder do prefeito. Destino? Sorte? Do picadeiro ao gabinete, nas ruas malcuidadas e nos cafés sonolentos, agora só se fala nisso.  







HUMOR É COISA SÉRIA

Este livro nos apresenta um panorama inédito e provocativo do revolucionário poder do humor. O psicanalista Abrão Slavutzky constrói uma história cultural do humor na qual discorre, com igual maestria, tanto sobre a sabedoria de Dom Quixote quanto a respeito do nascimento e desenvolvimento do humor infantil. E ainda analisa o humor como centelha para o sexo, antídoto para o desamparo e constante ameaça ao autoritarismo. "Humor é coisa séria" é um livro para toda e qualquer pessoa que já tenha sentido a fundamental necessidade de sorrir diante dos assombros e das tristezas da vida – como fizeram os judeus que utilizaram o humor como recurso de sobrevivência nos campos de concentração nazistas, como nos ensina um dos mais instigantes capítulos desta obra. Parafraseando Italo Calvino, um dos autores prediletos de Abrão Slavutzky: num mundo pleno de tragédias, devemos tentar identificar aquilo que, em meio ao trágico, é tragicômico ou cômico, e preservar o humor.

Obs.: Doação de Silvio Luiz Armborst (Bco.do Brasil)






 BRASIL EM JOGO: O QUE FICA DA COPA E DAS OLIMPÍADAS?

Ao conquistar o direito de sediar a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, o Brasil aceitou o desafio de realizar dois megaeventos esportivos globais, que ao mesmo tempo despertam paixões e desconfianças. Há argumentos que defendem os eventos como uma janela singular e histórica de oportunidades, mas, longe do consenso, também surgem críticas que consideram tais projetos excludentes, potencializadores da desigualdade social nas cidades-sede e do endividamento público. A polêmica abre espaço para um amplo debate sobre o que significa para o Brasil sediar os megaeventos esportivos mais simbólicos do mundo na atual conjuntura política, econômica e social. Este livro de intervenção conta com contribuições de Andrew Jennings, Luis Fernandes, Raquel Rolnik, Ermínia Maricato, Carlos Vainer, Jorge Luiz Souto Maior, José Sergio Leite Lopes, Nelma Gusmão de Oliveira, entre outros. Traz perspectivas variadas sobre o papel contraditório do esporte na sociedade brasileira entre a construção da identidade nacional, os impactos urbanísticos e as transformações dos megaeventos esportivos ao longo da história.







A HISTÓRIA DO ESPIRITUALISMO: DE SWEDENBORG AO INICIO DO SÉCULO XX

Esta obra pode ser considerada a mais completa resenha de fatos psíquicos da literatura mundial, no período por ela abrangido - de Swedenborg - o grande vidente sueco do século XVIII - ao início do século XX, quando ocorre sua primeira edição inglesa, em 1926. Conan Doyle, entretanto, não se satisfaz em relatar os fenômenos que surpreenderam a humanidade com a força de uma "invasão organizada", segundo suas próprias palavras. Com notável bom senso, examina os resultados da investigação científica desses fenômenos, ressaltando que a autenticidade dos fatos está sempre ligada à sinceridade e ao zelo, que devem ser empregados na busca da verdade. Trata-se de obra de grande importância não só por seu notável repertório de pesquisa psíquica, mas, acima de tudo, pelo exemplo do testemunho de todos aqueles que enfrentaram o preconceito da ignorância e os ardis da má-fé para provar a sobrevivência da alma e que o amor continua indestrutível, devassando as sombras da morte.

Obs.: Doação de Silvio Luiz Armborst (Bco.do Brasil)


            





SEPÉ TIARAJU: ROMANCE DOS SETE POVOS DAS MISSÕES

A República Guarani, experiência única de uma verdadeira sociedade cristã, feita pelos jesuítas durante 150 anos na América do Sul, foi qualificada pelo filósofo francês Voltaire como um verdadeiro triunfo da Humanidade. No território, hoje brasileiro, existiram sete cidades que a História batizou de Sete Povos Das Missões. A maior e mais austral delas, São Miguel Arcanjo, é o principal palco deste romance histórico que estamos oferecendo ao leitor. "Sepé Tiaraju", hoje alçado, em Brasília, ao Panteão da Pátria Brasileira, unia às características atávicas da raça uma cultura superior que adquirira com os padres jesuítas. Este livro é essencialmente a sua história. Mas é também a História das Missões do Rio Uruguai. Esta edição bilíngue (português e alemão), iluminada com talento e sensibilidade pela arte fotográfica de Leonid Streliaev, valorizada pelo prefácio histórico do saudoso mestre Clovis Lugon e por uma cuidadosa versão em alemão de Helmut Burger, é dedicada às primeiras famílias da Alemanha que, no longínquo ano de 1824, atravessaram o mar oceano para construir uma nova pátria. Quase duzentos anos depois, no grande caldeamento de etnias que forma o Brasil, é como se os primitivos habitantes guaranis os recebessem no palco dos seus maiores triunfos e de sua grande tragédia. Desta vez revelando os tesouros da cultura e da agricultura que amealharam durante o século anterior à chegada dos alemães, base de todo o progresso material e humano destas plagas brasileiras do Sul.

Obs.: Doação do autor





AS MAIS BELAS HISTÓRIAS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA: METAMORFOSES E MITOS MENORES

A presente edição de "As Mais Belas Histórias da Antiguidade Clássica" oferece ao leitor brasileiro, ao longo de seus três volumes, uma ampla coletânea dos mitos gregos e romanos. Tais mitos, que se encontram originalmente espalhados pelas obras clássicas em diversas versões, são aqui mesclados e recontados por Gustav Schwab de forma romanceada, com grade erudição e talento. Concebida inicialmente pelo autor como obra introdutória à cultura Greco-romana, a presente compilação é imprescindível para aqueles que buscam um primeiro contato com os mitos da Antiguidade Clássica, não deixando de trazer muitas surpresas para o especialista, seja pelo grande número de versões reunidas em cada história, seja pela maneira magistral com que Schwab as une, o que faz com que a obra seja ainda hoje única no gênero.

Obs.: Doação de Nativo Eleutherio Bergamini





 AS MAIS BELAS HISTÓRIAS DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA: OS MITOS DE TROIA

No segundo volume de "As Mais belas histórias da antiguidade clássica" estão reunidos os "mitos de Troia" em ordem cronológica. Os personagens da história, eternizada por Homero na "Ilíada", deram origem às principais tragédias e expressaram o apogeu da cultura grega. A obra compreende desde a fundação de Troia até sua derrota, além de recuperar narrativas pouco difundidas sobre os nove anos iniciais da guerra, o assassinato de Agamémnon e o destino de seus descendentes.

Obs.: Doação de Nativo Eleutherio Bergamini







 AS MAIS BELAS HISTÓRIAS DA ANTIGUIDADE: ODISSEU E ENEIAS

Este terceiro e último volume de "As Mais belas histórias da Antiguidade Clássica" narra os retornos dos guerreiros Odisseu e Eneias após a queda de Troia e a vitória Grega. A história de Eneias divide-se em duas partes. A primeira trata da "Odisseia" vivida pelo herói que, após sete anos de viagens, chega ao rio Tibério onde se casa com Lavínia, filha do Rei Latino. A segunda parte é uma "Ilíada", ou seja, uma narrativa de guerra, na qual Eneias mata Turno, o pretendente rejeitado e líder dos rútilos. Transformando, com maestria, os poemas épicos "Odisseia", de Homero, e "Eneida", de Virgílio, em prosa, Gustav Schwab concluiu sua coletânea de histórias da antiguidade clássica recontando duas das mais belas e célebres obras da literatura universal.


Obs.: Doação de Nativo Eleutherio Bergamini 







Nenhum comentário:

Postar um comentário